Categorias Literatura

Parnasianismo e os Poetas Parnasianos

O Parnasianismo teve outros representantes na poesia brasileira, mas foi Olavo Bilac, um dos grandes poetas de todos os tempos, quem melhor expressou a ideologia artística representada por aquele movimento.

No poema “Profissão de Fé”, Bilac faz o que se poderia chamar de um manifesto em versos do conceito artístico do Parnasianismo. Bilac compara o trabalho de um poeta parnasiano ao de um ourives no exaustivo e minucioso trabalho de lapidar uma pedra até levá-la à perfeição.

Era assim que Bilac entendia a poesia. É a chamada arte pela arte. A matéria-prima para produzir a beleza é a própria beleza, de modo que cabe ao poeta retratá-la de forma fidedigna. Os versos devem ser capazes de transmitir a beleza por meio da busca incansável da perfeição.

O Parnasianismo buscava o resgate do clássico. Descrevia figuras e paisagens belas com versos em que as rimas raras e ricas, as palavras cuidadosamente escolhidas e arrumadas, deviam transmitir o belo. Para Bilac, a pena do poeta tem o mesmo papel do cinzel, instrumento utilizado pelo ourives.

A estética parnasiana dispensa o sentimentalismo, valoriza o clássico e despreza o papel social da arte, que nada mais é que algo a ser apreciado. Não por outra razão, os autores parnasianos adotam o soneto como forma predileta de expressão poética.

Poetas parnasianos

Além de Olavo Bilac, o movimento teve como ícones os poetas Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Olavo Bilac

Bilac (1865-1918), além de poeta, foi contista e jornalista. É um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. Nasceu no Rio de Janeiro e estudou, sem concluir, Medicina e Direito. Seu primeiro livro, “Poesias”, foi publicado em 1888.

Apesar de rejeitar o papel político e social da arte poética, foi um ativista político. Compositor do “Hino à Bandeira”, em 1889, por ocasião da proclamação da República. Seu engajamento na causa republicana chegou a lhe render uma temporada na prisão.

Patriota convicto, dedicou versos aos símbolos nacionais, escreveu poemas épicos, com temas nacionais, abordou temas filosóficos e retratou a mitologia grega.

Raimundo Correia

Raimundo Correia (1859-1911) nasceu no Maranhão, a bordo do navio São Luís. Estudou Direito na Faculdade de Direito de São Paulo, tendo como contemporâneos figuras como Eduardo Prado, Augusto de Lima, Silva Jardim e Raul Pompeia. Seu primeiro livro, publicado em 1879, foi “Primeiros sonhos”, livro de poesia.

Dedicou sua vida à literatura, ao direito e ao jornalismo, tendo ocupado cargos políticos, como em 1897, durante o governo Prudente de Morais, quando foi nomeado secretário da Legação do Brasil em Portugal.

Alberto de Oliveira

Alberto de Oliveira (1857-1937) nasceu em Palmital de Saquarema, no Rio de Janeiro. Além da poesia, dedicou-se ao ramo farmacêutico. Atuou, também, como educador na Escola Normal e na Escola Dramática, tendo sido diretor geral da Instrução Pública do Rio e Janeiro.

Na casa da Engenhoca, em Niterói, reuniu os grandes nomes da literatura brasileira da época, entre eles Olavo Bilac, Raul Pompeia, Raimundo Correia e Artur Azevedo.

Seu livro de estreia foi “Canções Românticas”, publicado em 1877, ainda com fortes traços da tradição romântica.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023