Categorias Literatura

Realismo no Brasil: Machado de Assis

O salto do romantismo para o realismo, ocorrido na segunda metade do século XIX, não chegou a ser uma ruptura radical, como podem sugerir algumas abordagens. Ao contrário, o romantismo, mesmo em sua abordagem poética, com destaque para Castro Alves, sempre esteve ligado à objetividade, ainda que, em muitos casos, a abordagem dos personagens fosse superficial e idealizada, traço presente na poesia e nos romances.

Já na fase final do romantismo, a temática se desloca para a abordagem das questões sociais e do ambiente urbano. A filosofia e a arte buscavam compreender, retratar e ordenar a nova realidade promovida pela Revolução Industrial, pela valorização da ciência, pelo surgimento de correntes filosóficas voltadas para o estudo da sociedade, gerando novas teorias sociais, e, no caso do Brasil, pela iminência do fim da escravatura.

O realismo na literatura se propõe quase que científico, trocando a idealização dos personagens pelo aprofundamento em sua essência, abordando aspectos psicológicos e morais; com olhos atentos, também, à descrição do meio político e social, com suas mazelas e transformações, aspecto presente em “O Cortiço”, romance de Aluísio de Azevedo.

Os escritores do período são materialistas, universalistas, republicanos, antiburgueses e anticlericais, repudiando a vinculação da fé à política e ao Estado.

No Brasil, são considerados os principais nomes do realismo, Machado de Assis, Raul Pompéia, Artur Azevedo, Aluísio de Azevedo e o Visconde de Taunay.

Machado de Assis

Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos, reconhecido mundialmente como um dos grandes escritores de todos os tempos. Coube a ele inaugurar o realismo no Brasil, em 1881, com a publicação do romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, cuja narrativa, curiosamente, é feita por um morto.

Machado incorpora bem o processo de transição do romantismo para o realismo. São considerados romances de transição: “Ressurreição”, “Helena” e Iaiá Garcia. Os romances mais festejados são aqueles considerados realistas, como “Quincas Borba”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, talvez sua mais famosa obra, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.

Machado publicou, também, diversos contos, sendo o mais famoso deles o conto “O Alienista”. Além disso publicou vários livros de poesia e textos para a dramaturgia.

É um personagem icônico do país. Mulato, nasceu pobre em 1893 na cidade do Rio e Janeiro, capital do Império. Estudou em escola pública e trabalhou como aprendiz de tipógrafo, revisor e funcionário público.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024