Categorias Literatura

Resumo Chave na porta

“A chave na porta” é um conto da escritora e contista paulistana, Lygia Fagundes Telles, que está presente no livro “Invenção e Memória”, publicado em 2000 pela editora Rocco, do Rio de Janeiro. Escrito todo em primeira pessoa, o conto se inicia contando a história de uma mulher que está na rua à noite, carregando uma bolsa e pequenos pacotes natalinos, e é abordada por um homem que está de carro. Quarenta anos depois, a personagem principal tem um encontro inusitado com um colega da faculdade: Sininho.

O amigo que ela não via há décadas surge de forma repentina e pergunta se a mulher quer uma “condução” e ela recua “depressa” quando o automóvel para na frente dela. Só depois desse susto a personagem reconhece o tom da voz do colega da universidade e se inclina para enxergar o motorista: “um homem grisalho, de terno e gravata, o cachimbo aceso no canto da boca”.

Se tratando de um dos contos mais famosos da escritora, o texto de Lygia já foi cobrado em diversos exames e provas da atualidade. Quer saber o Resumo Chave na porta? Acompanhe as informações que temos para você nesse post!

Veja abaixo:

Conto Chave na porta

Como descrito no início desse artigo, “A chave na porta” é um conto narrado em primeira pessoa, que começa contando a história de uma mulher que está no meio da rua na chuva, em plena véspera de Natal, e reencontra um colega da faculdade. Narrado sobre o ponto de vista e percepção da própria personagem principal da história, o conto é bastante característico do estilo literário da autora paulistana, que sabe muito bem mesclar drama e terror em suas narrativas de ficção.

Durante todo o conto, o leitor é envolvido pela história de Lygia a partir dos pensamentos e narrativa da personagem principal, que encontra o amigo Sininho, o reconhece de imediato pelo “sorriso branquíssimo, de dentinhos separados” e aceita uma carona até a sua casa. No caminho, os dois conversam durante todo o trajeto relembrando memórias, até que a mulher é deixada em casa pelo colega e percebe que esqueceu a bolsa, na qual estava a chave da porta de sua casa.

Em busca de recuperar a chave, que ficou dentro da bolsa caída no chão do carro de Sininho, a mulher se lembra da rua onde o amigo morava e resolve ir até o local, de táxi, para pegar o objeto. No entanto, quando ela chega até o local, ela é recepcionada por uma mulher que informa que Sininho já morreu há anos… Absorta e confusa, a personagem principal de “A chave na porta” diz que é um engano e volta para a casa, novamente de táxi.

Quando chega no edifício, o porteiro informa a mulher que um senhor passou na portaria e deixou a chave da casa dela por lá. Com isso, a personagem abandona os pacotes que carregava no local, vai até a casa e, no momento de pegar as chaves para abrir a porta, descobre que há em sua bolsa um botão de rosa com espinhos. Quando ela abre a porta, tem a impressão de que está abrindo outra porta, mas isso não tem importância para a mulher.

A personagem deixa a chave na porta e vai correndo mergulhar o botão de rosa em um copo de água. “Agora desabrocha!”, diz ela, depois de colocar a planta no local. Por fim, o conto termina com a mulher debruçada na janela de casa, percebendo as luzes que a faziam recordar do amigo Sininho, que tinha aquele sorriso tão branquinho. Isto é, Lygia deixa para o leitor imaginar o final do conto, haja vista que não há como saber o que se passou na tal carona.

Resumo chave na porta: aspectos importantes

Curto e com linguagem fácil e simples, o conto “A chave na porta” mescla terror, drama e devaneios no mesmo texto. A autora Lygia Fagundes Telles apenas descreve os pensamentos e ações da personagem principal da história, deixando para o leitor a compreensão da mensagem do conto. No Resumo chave na porta, talvez o aspecto mais importante seja perceber que o título do conto tem a ver com o “elemento de ligação”: a chave, que faz com que a mulher perceba que pegou uma carona com um amigo que já estava morto.
É devido à chave, que estava dentro da bolsa que caiu em uma curva dentro do automóvel de Sininho, que ela descobre que o homem não está mais vivo. A personagem não via o colega da faculdade há 40 anos, mas tem um encontro inexplicável com ele na véspera de Natal e depois vai até a casa dele para descobrir que ele está morto. No fim, a mesma chave possibilita que a mulher abra a porta de casa, mas ela diz que era como se estivesse abrindo a porta para outro lugar…

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023