Categorias Literatura

Resumo sobre a Bíblia – Antigo e Novo Testamento

Quem nunca ouviu falar sobre a Bíblia? Um dos livros mais antigos do mundo todo, a bíblia conta a história da humanidade desde a criação de tudo o que existe até os primeiros acontecimentos após a morte e a ressurreição de Jesus, o filho de Deus.

Base que norteia a maior parte das religiões cristianistas, ou seja, aquelas que acreditam em Cristo, a bíblia também é a principal inspiração para muitos historiadores que enxergam em suas páginas relatos de uma época em que os registros eram bastante escassos.

E muita gente não sabe, mas a bíblia não é apenas um livro e sim um conjunto de obras escrito por diferentes autores em diferentes épocas da história! Em tábuas de pedra, pergaminhos e papiros, os mais antigos registros destes escritos são de cerca de 100 a 150 anos antes de Cristo. Por ser em diferentes línguas, sendo composta até mesmo por idiomas que já caíram no esquecimento, fizeram com que a bíblia passasse por inúmeras traduções e adaptações para que assumisse o formato e a conotação que conhecemos hoje.

Vale ressaltar que, conforme a religião, os livros e termos podem ser diferentes. Também vale citar que acredita-se que a Igreja Católica tenha muitos outros manuscritos da mesma época que não integram a bíblia e que estariam armazenadas no Vaticano.

Neste resumo sobre a Bíblia vamos falar sobre os livros que podem ser encontrados em cada uma das partes do livro, ou seja, no Antigo e no Novo Testamento, respectivamente e a diferença entre as bíblias católicas e protestantes. Veja:

O Antigo Testamento

A diferença entre as bíblias católicas e protestantes encontra-se justamente nesta primeira parte. Enquanto as protestantes, chamadas também de bíblias evangélicas, possuem 39 livros no Antigo Testamento, as católicas possuem 7 a mais, 46 ao todo. Esses livros diferentes entre uma bíblia e outra são:

  • Tobias
  • Judite
  • Sabedoria
  • Eclesiástico
  • Baruc
  • 1 Macabeus
  • 2 Macabebus

O resumo sobre a Bíblia começa obrigatoriamente pela história contida entre Gênesis e Malaquias.

O primeiro livro, Gênesis, conta sobre a criação do mundo e de todas as coisas que nele existem desde as árvores e flores até os animais e o próprio homem. Com 50 capítulos e muitos anos de acontecimentos, em Gênesis conhecemos desde Adão até José, que ao término do livro morre e deixa seus descendentes vivendo no Egito.

Os próximo quatros livros, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio relatam a vida do povo hebreu em terras egípcias e, após sua libertação, em peregrinação de 40 anos pelo deserto até chegarem a Canaã, a terra prometida ao povo de Deus. Josué é o livro que relata esta importante conquista.

Juízes, Rute e 1 Samuel contam a história de um povo israelita que se corrompeu após a morte de Josué. Adorando falsos deuses e tornando-se idolatras, este povo foi conquistado e feito escravo de muitos inimigos. Dois séculos inteiros em que personagens como Gideão, Sansão e Samuel fizeram a diferença.

Os próximos livros, de 2 Samuel a Cantares, falam sobre a escolha do povo em aderir a um governo teocrático, com a eleição de um rei que representasse a Deus. Foi nesta época que viveu Saul, Davi e Salomão, nesta mesma ordem cronológica. Após a era próspera do rei Salomão, seguem-se alguns livros que relatam a divisão do reino israelita. Isaías, Jeremias, Lamentações, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias falam sobre importantes profetas de Israel e Judá tais como Elias e Joel.

Os livros de Ezequiel e Daniel, entre os citados antes, tratam sobre o cativeiro da Babilônia. Em Esdras, Ester, Neemias, Ageu, Zacarias, Malaquias e em alguns Salmos é possível ler sobre a volta do povo judeu até Jerusalém.

O Novo Testamento

A segunda parte do resumo sobre a Bíblia trata dos 27 livros que relatam a vinda, estadia, morte e ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus. Os primeiros quatros livros são os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, discípulos de Jesus que relatam, em cada um de seus respectivos livros, desde o seu nascimento até a sua ressurreição.

O próximo livro do novo testamento é o Atos dos Apóstolos e são os primeiros capítulos a tratar da igreja como corpo de Cristo. Em seguida, diversas cartas que foram escritas pelo apóstolo Paulo foram copiladas e formaram os livros de Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossences, Tessalonicenses, Timóteo, Tito e Filemom. Em cada uma delas, Paulo ajuda seus destinatários e os doutrina a respeito da fé cristã.

Já o livro de Tiago, o Justo, é considerado como o mais antigo entre os textos do novo testamento, antes até mesmo do concílio que houve em Jerusalém. Os próximos cinco livros foram escritos pelos apóstolos Pedro e João. Judas foi escrito, por sua vez, pelo irmão de Tiago e fala sobre o princípio do fim dos tempos, abrindo caminho para o último e mais forte texto bíblico, o Apocalipse.

Apocalipse é o último livro da bíblia, tem 22 capítulos e fala detalhadamente sobre os últimos dias, sobre quais serão as pessoas salvas no fim da humanidade. O texto termina no versículo 21 com a seguinte passagem: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todo vós. Amém!”

This post was last modified on 22 de março de 2017 17:54

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024