Romance Romântico e José de Alencar


José de Alencar

O romance romântico é um dos gêneros mais importantes na literatura brasileira, pois foi por meio deste tipo de literatura que os autores passaram a construir uma verdadeira brasilidade na literatura, por meio de descrições e histórias que levavam as características do Brasil aos leitores.

Características do romance romântico brasileiro

Algumas características fazem com que as obras do romance romântico brasileiro sejam facilmente identificadas, diferenciando-se de outros gêneros da literatura nacional.

Confira a seguir algumas das principais características do romance romântico brasileiro:

– Histórias bastante longas, com uma duração maior em relação a outras obras.
– Possibilidade de interferência do público no decorrer da obra, podendo influenciar as decisões dos autores durante a produção.
– O romance, ou seja, o amor entre os personagens é a principal característica e o ponto alto destas obras, sobressaindo-se a outras situações e emoções descritas.
– O suspense sobre qual personagem termina a história com qual personagem é quase uma regra no romance romântico
– O final feliz é uma espécie de unanimidade entre as obras de romance romântico, com os personagens alcançando a felicidade e vivendo para sempre felizes ao final da obra.

José de Alencar

José de Alencar foi um dos primeiros escritores a fazer com que o romance romântico ganhasse respeitabilidade, passando a ser visto de maneira mais séria pelo público, que acompanhou com maior afinco este gênero após a publicação de suas obras.

Isto porque José de Alencar soube como incluir em suas obras a realidade do Brasil de sua época, levando até o público um retrato perfeito da vida no Brasil do século XIX. Porém, isto não fez com que José de Alencar perdesse seu lado imaginoso, também empregado de forma magistral em suas obras, de modo que o público fosse levado a um maior envolvimento com seus personagens.