Categorias Literatura

Semana de Arte Moderna: Mudanças e Características; Oswald de Andrade – Obras

A Semana de Arte Moderna foi o grande marco do movimento modernista, um movimento artístico brasileiro que logrou revolucionar a visão da arte no país.

O evento reuniu no Theatro Municipal de São Paulo uma série de artistas das artes plásticas, da literatura e da música. Talvez, o grande nome daquele evento tenha sido Heitor Villa-Lobos, um músico cujo nome transpôs as fronteiras do Brasil, considerado um dos maiores artistas da história do país.

Não há dúvida, porém, de que o grande nome do movimento modernista foi o escritor e dramaturgo Oswald de Andrade. Foi o principal agitador cultural daquele movimento, sendo seguido por Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia e Villa-Lobos.

O movimento, que ficou conhecido como modernismo e acabou dividido em três fases, produzindo uma constelação de grandes artistas brasileiros, sobretudo na literatura, tinha como objetivo ampliar os horizontes da produção artística, ao mesmo tempo trazendo referências europeias e colocando na pauta temas relacionados à cultura brasileira.

Oswald de Andrade

Oswald entendia que o caminho para a criação de uma identidade nacional a partir da arte era se apropriar do conhecimento produzido fora do Brasil para usá-lo como ferramenta de construção de algo novo, que revelasse a identidade do povo brasileiro.

De família bem abastada e de intensa vida amorosa, Oswald foi considerado o mais polêmico de todos os modernistas, fosse pelo seu comportamento irônico, fosse pela disposição em enfrentar os valores da sociedade da época.

Oswald, nascido em 1890 e falecido em 1954, tem como principais publicações: “Os Condenados” (Romance de 1922), “Estrela do Absinto” e “Escada Vermelha” (também romances), “Pau-Brasil” (Poesia-1926), “Manifesto Antropófago”, o romance “Serafim Ponte Grande” e a peça “O Rei da Vela”.

Além de “O Rei da Vela”, Oswald produziu as peças “O Homem e o Cavalo”(1934) e “A Morta” (1937), além de ensaios e o manifesto “A Marcha das Utopias”.

This post was last modified on 6 de abril de 2015 14:22

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023