Função Seno e Função Cosseno
As funções trigonométricas são funções angulares periódicas, ou seja, quando representadas graficamente, elas se caracterizam pela repetição de um padrão. Essas funções são obtidas com o auxílio do círculo trigonométrico.
Se considerarmos o intervalo do círculo trigonométrico, que é [0, 2π], dentro dele existem arcos que realizam mais de uma volta. Nessa forma de representação, 2π é o equivalente a 360º.
Assim, temos três funções trigonométricas fundamentais:
– Função seno;
– Função cosseno;
– Função tangente.
1 Função seno
A função seno é uma função periódica que apresenta imagem dentro do intervalo [-1, 1], sendo representada por -1 ≤ sen(X) ≤ 1, onde X é um número real. Seu domínio é o conjunto dos números reais, em que o sen(x) é definido para qualquer x real, então o domínio de f(x) = sen(x) é o conjunto R.
Considerando o círculo trigonométrico e uma volta completa dentro dele, a função seno possui sinal positivo nos quadrantes I e II e negativo nos quadrantes III e IV.
Sendo X um dos valores notáveis (0°, 30°, 45°, 60°, 90°, 180°, 270° e 360°), os arcos notáveis da função seno são valores, em radianos, para os seguintes ângulos:
Xsen(X)
00
π/61⁄2
π/4√2/2
π/3√3/2
π/21
π0
3π/2-1
2π0
2 Função cosseno
A função cosseno também é uma função periódica que apresenta imagem no intervalo [-1, 1]. Neste caso, para um x real -1 ≤ cos(x) ≤ 1. O domínio dessa função é o conjunto dos números reais, sendo que o cos(x) é definido para qualquer x real. Dessa forma, o domínio de f(x) = cos(x) é o conjunto R.
Considerando o círculo trigonométrico e uma volta completa dentro dele, a função cosseno possui sinal positivo nos quadrantes I e IV e negativo nos quadrantes II e III.
Os arcos notáveis da função cosseno são valores, em radianos, para os seguintes ângulos:
Xcos(X)
01
π/6√3/2
π/4√2/2
π/31⁄2
π/20
π-1
3π/20
2π1