Funções: Introdução ao Estudo de Funções


Funções

Neste post você vai revisar sobre a introdução ao estudo de funções, conteúdo de matemática extremamente cobrado nas provas. Entender essa parte é imprescindível para compreender outros assuntos relacionados ao tema como equações do 2º grau por exemplo. Preparado?

• Introdução ao estudo de funções: conceito

O conceito de função é relacionado às questões de dependência que ocorre entre duas grandezas que são variáveis.

Para toda função temos um conjunto chamado domínio com a sua respectiva imagem.

Uma relação pode ser estabelecida entre o preço do litro de combustível de um posto de gasolina e a quantidade de litros que são usados no abastecimento de um automóvel.

Exemplo:

Se o preço de um determinado combustível for R$ 4,00 a seguinte função pode ser estabelecida: y = 4.x

Neste caso, o preço a pagar é y devido à quantidade de litros que são abastecidos de x.

Dessa maneira, se f for considerada uma função e f(x) = y, isso significa que y corresponde a imagem de x por meio da função e que x é o objeto de y pela função. Além disso, em toda a função que ocorre entre dois conjuntos A  B os elementos do conjunto A são chamados de variável da função.

Sobre par ordenado

Outro assunto importante dentro da parte de introdução ao estudo de funções é o par ordenado. Os conjuntos são formados por dois elementos em que, por exemplo, X é o 1º elemento e se localiza na abscissa e y é o 2º elemento e está na ordenada.

O par ordenado pode ser representado por (x,y).

Gostou da revisão sobre introdução ao estudo das funções? Pratique vários exercícios sobre o conteúdo para aprender e fixar. É isso que fará a diferença para você conseguir boa nota na sua prova. Bons estudos e muito sucesso!