Probabilidade: Fenômenos Aleatórios, Espaço amostral e Evento


Probabilidade

Probabilidade é uma área da matemática que analisa as possibilidades de fenômeno acontecer. Através disso, é possível compreender quais cenários possuem mais chances de se realizar diante dos fatores do dia a dia.

A probabilidade tem uma aplicação bem versátil, podendo ser aplicada em áreas como genética, marketing, finanças e economia. Dentro da probabilidade temos três pontos que merecem atenção: Fenômenos aleatórios, espaço amostral e evento.

Fenômenos aleatórios
Também conhecido como experimentos aleatórios, são ações repetidas inúmeras vezes em condições iguais, gerando assim resultados imprevisíveis.
Por exemplo, se você lança uma moeda, não há como prever se o resultado vai ser coroa ou cara. O mesmo vale se você usar esse mesmo experimento com um dado, pois o número que vai se destacar é imprevisível.

Espaço amostral
Também conhecido como conjunto universo, se trata de todos os resultados possíveis que foram resultados de um experimento aleatório. É com base nisso que podemos calcular a probabilidade. Em alguns casos podemos observar mais de um resultado de espaço amostral.

Evento
Há ainda o evento, que se trata de qualquer subconjunto relacionado ao espaço amostral. Por exemplo, se lançarmos um dado e queremos obter um número par. Lembrando que:

E = {2,4,6}, em que n (E) – 3.
Se E = {2,4,6} se trata de um subconjunto de U= {l, 2, 3, 4, 5, 6}, então E c U

Temos ainda o evento união, que é a junção de dois eventos. Voltando ao exemplo do dado, há dois eventos : obter um número par e obter um número ímpar.
Então:
E = {l, 3, 5} assim como Ê = {2,4, 6}, no qual E u Ê = = {1, 2, 3, 4, 5, 6} = U e E n Ê = 0.

Tudo isso que explicamos anteriormente envolve a probabilidade. Caso você queira ver mais conteúdos como esse, continue aqui tendo mais conhecimento.