Categorias Matemática

Tangram – Origem e lendas

Se você já foi, ou é aluno provavelmente já ter ouvido falar, ou mesmo criado e utilizado um Tangram.

O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça chinês composto de sete peças, sendo elas: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo.

A Enciclopédia do Tangram estima que a partir das sete peças podem ser formadas cerca de cinco mil figuras. Este quebra-cabeça também é conhecido como o jogo das 1000 peças e, como já mencionado, é muito utilizado por professores de matemática e geometria.

Origem: Tangram e as lendas

Estima-se que o jogo tenha sua origem na China entre os anos de 960 e 1279 d.C., contudo, só teria chego a Europa no começo do Século XIX. Na China antiga o Tangram foi utilizado diversas vezes como um teste para auxiliar nos estudos sobre a inteligência dos humanos.

O termo Tangram vem da palavra inglesa “tangam” que significa “misturas” ou “desconhecidos”. Contudo, há pesquisadores que acreditam que a palavra é originária da Dinastia Chinesa Tang, na Ásia o jogo também é conhecido por “300 placas”.

Existem algumas lendas a cerca da origem deste quebra-cabeça. Em uma delas conta-se que uma pedra preciosa teria se quebrado em sete pedaços e com tais partes foi possível formar diversas figuras, desde plantas até animais e pessoas.

Em outra versão da história um Imperador chinês (ou monge, não se sabe ao certo) teria quebrado um espelho e ao tentar remontá-lo se deu conta de que as sete peças (ou tans) em que o objeto se partiu poderiam ser unidas de diferentes formas dando origem a muitos tipos de figura.

Se tais histórias são verdadeiras não sabemos, contudo, essa é a essência do Tangram: um quadrado que foi decomposto em sete outras figuras geométricas possibilitando a criação de inúmeras figuras. Em chinês o Tangram também é conhecido como as “Sete Peças Inteligentes”.

Estratégias

É claro que não há regras a serem seguidas na montagem do Tangram, contudo, há algumas estratégias que se seguidas podem facilitar a vida do jogador.

Uma das estratégias mais simplórias é tentar encaixar primeiro os dois triângulos grandes, afinal, por serem as peças maiores o espaço de encaixe das outras fica mais restrito, sobrando poucas possibilidades de encaixe. Há ainda a possibilidade de se formar outras peças por meio da combinação das partes menores. Por exemplo:

Triângulo grande: formado por dois triângulos pequenos + um quadrado, paralelogramo ou triângulo médio.

Triângulo médio: resultado da união de dois triângulos pequenos.

Quadrado: pode ser formado pela junção de dois triângulos pequenos.

Paralelogramo: resultado da união de dois triângulos pequenos.

Outra informação bastante valiosa refere-se ao paralelogramo, única peça que pode ser invertida, afinal é simétrica.

Professores e pesquisadores da área da matemática e da geometria explicam que o quebra-cabeça não exige muito esforço por parte de quem o está executando, apenas é necessário paciência, tempo e, é claro, muita imaginação. Todas estas qualidades tornaram o Tangram um ótimo jogo infantil educacional

Além disso, o jogo não apresenta nenhuma regra, exceto, que cada figura formada contenha todas as sete peças em sua composição.

Benefícios do jogo

Existem diversos pontos positivos em se jogar o Tangram, entre os quais figura o desenvolvimento do lado esquerdo cérebro, parte responsável pela lógica e raciocínio, e também do lado direito, parte responsável pelas informações abstratas.

Também é bom dizer que o jogo estimula a resolução de problemas, afinal, para que as figuras sejam montadas é necessário planejamento a respeito do lugar onde cada peça deve ser colocada.

Além disso, estimula a criatividade, afinal as peças do Tangram permitem a montagem de diversas figuras e algumas podem até mesmo ser montadas de várias maneiras diferentes.

Outro aspecto positivo do jogo é que melhora a noção de espaço, afinal para que algumas figuras sejam montadas diversas peças tem de ser “giradas” fato que leva o cérebro a trabalhar regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento das formas geométricas.

Curiosidades

Devido a sua grande popularidade o Tangram ganhou até mesmo uma enciclopédia escrita há mais de 100 anos na China por uma mulher, as informações teriam sido divididas em seis volumes e mostrariam a resolução de 1700 problemas do quebra-cabeça.

Além disso, o jogo encantou tanto que grandes pensadores e pesquisadores teriam o adquirido a fim de exercitar a imaginação e o lado criativo. Exemplo disso foi o autor de “Alice no país das maravilhas” Lewis Carol e o poeta e crítico literário Edgar Alan Poe que teria até mesmo comprado um estojo chinês do jogo todo esculpido em marfim.

Para fins educativos o Tangram pode ser fabricado utilizando diversos materiais, desde cartolina, papel cartão e E.V.A até madeira.

Há ainda alguns pesquisadores e escritores que criaram um Tangram formado por 10 e outro por 15 peças. Mas, até hoje o mais utilizado é o de sete partes.

This post was last modified on 29 de julho de 2019 17:35

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023