Crise e Comunicação


A crise no mercado empresarial é uma das maiores preocupações em todo o meio corporativo, por conta dos efeitos que ela pode proporcionar. Todas as organizações estão sujeitas a sofrer por alguma situação que coloque em risco a sua atuação no mercado. Com isso, passa a ser mais do que necessário contar com um plano de gerenciamento que ajude a prever e lidar com a crise que possa acontecer, e também ter planos que ajudem a manter a empresa em plena atividade.

As atitudes que são tomadas antes, durante e depois de uma crise são fundamentais para que seja estabelecido um planejamento de como a empresa deve reagir nas circunstâncias e ainda ter um time de profissionais capacitados para lidar com a crise, seja ela por conta da posição econômica, desastres industriais, falha humana e outras causas que precisam contar com um bom planejamento, para que as empresas consigam superar a crise e continuar atuando no mercado.

Comunicação

O que muitas empresas esquecem é da importância da comunicação nos momentos de crise, e por isso dispensam profissionais que seriam fundamentais para livrar a organização de qualquer problema que coloque sua imagem e popularidade em risco. Não só nos momentos de crise, mas também na rotina da empresa, é preciso lidar com a comunicação de maneira responsável para que a mesma consiga garantir bons resultados para a empresa diante de todos os públicos.

A comunicação é um dos fatores indispensáveis em qualquer setor empresarial, pois permite aproximar a empresa não só do seu público-alvo, mas também dos fornecedores e, claro, de todos os funcionários. Diante de um momento de crise, a comunicação é algo muito defendido por especialistas, que a consideram algo fundamental para manter a boa imagem da empresa. Com o auxílio de uma boa assessoria de imprensa pode até mesmo reverter qualquer crise.

Lidando com a crise no mercado empresarial

Aprender a lidar com a crise é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, sendo que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é imprescindível ter em pleno domínio uma espécie de cartilha administrativa para saber lidar com toda a crise. Mesmo que a empresa não esteja passando por momentos considerados difíceis, é muito comum encontrar profissionais que indagam o quão importante é a empresa estar preparada para todo e qualquer acontecimento.

Ter uma cartilha com informações relevantes e técnicas que permitam uma postura diferenciada da empresa durante uma crise é fundamental. Além disso, a empresa deve considerar deixar todos os gestores preparados para situações delicadas e ainda contar diretamente com um setor que seja especialista na comunicação interna e, principalmente, na externa. Lidar com a crise requer um preparo e técnicas que permitam à empresa reagir a tempo.

No caso, ter profissionais que estejam preparados para auxiliar a empresa como um todo é fundamental. É exatamente nesse momento que a comunicação passa a ser fundamental, pois ocorre a necessidade de realizar esclarecimentos entre os funcionários, os fornecedores, os clientes e até mesmo para a imprensa.

O papel da Comunicação na Crise

Enganam-se as pessoas que relacionam a comunicação apenas como uma forma de divulgar uma empresa. Nos momentos que antecedem ou que vivenciam uma crise, é fundamental contar com as propriedades da comunicação a seu favor. A comunicação dentro das empresas é vista como um setor de estratégia, que além de alcançar o seu público consumidor, permite auxiliar a empresa na busca pela melhora da sua imagem e aumentar a sua presença no setor em que atua.

Através de uma equipe de profissionais competente, é possível utilizar a comunicação como uma forma de deixar todos a par das dificuldades ou problemas que a empresa está passando. Por isso, torna-se fundamental contar com o auxílio de profissionais de comunicação quando for traçada qualquer estratégia que viabilize ajudar a empresa a sair da crise, ou então fazer com que ela dê uma posição do seu estado atual para todos os interessados, como público e imprensa.

Nos momentos de crise, torna-se fundamental que a empresa seja honesta não apenas com seu público-alvo, mas também com os fornecedores e, principalmente, seus colaboradores. Ao adotar uma comunicação eficiente que transmita informações reais e precisas, a empresa lida com a crise sem arranhar a sua imagem. Portanto, ter um profissional que seja responsável pela comunicação é fundamental não só para auxiliar na crise, mas também no dia a dia.

– A empresa pode optar pela contratação de uma assessoria de imprensa, mas será necessário ter outros profissionais que possam conversar com a equipe e o público-alvo.

– O ideal é que a empresa conte com uma equipe de funcionários responsável pela comunicação interna, com o objetivo de melhorar o clima organizacional como um todo.

– Cuidado também com as mídias sociais. Diante da crise, você precisa continuar alimentando as suas páginas, mas com o auxílio da equipe de comunicação para evitar erros.