Categorias Português

Figuras de Palavras: Metonímia, Sinédoque e Sinestesia

As figuras de palavras são muito importantes na língua portuguesa, possibilitando que diversos tipos de conversas e textos sejam muito mais completos e complexos. Entre estas figuras de palavras estão a metonímia, a sinédoque e a sinestesia.

Metonímia

A metonímia é uma das figuras de palavras mais utilizadas no dia a dia, especialmente na linguagem informal e em conversas entre pessoas. No entanto, é muito importante que não seja confundida com a metáfora, que acontece por semelhança, enquanto a metonímia ocorre por contiguidade.

Assim, a metonímia acontece pela relação contígua de dois objetos. Um dos exemplos mais simples e comuns de metonímia pode ser visto na expressão “taças de vinho”, que são utilizadas para se referir à bebida consumida nas taças.

Obviamente, não foi pela semelhança das taças com a bebida que foi originada a expressão, mas sim sua relação, caracterizando assim a metonímia como uma figura de linguagem.

Sinédoque

A sinédoque é uma figura de linguagem que pode ser confundida com a metonímia, sendo inclusive tratada como a mesma forma de figura de linguagem em muitos casos, como algumas questões de vestibular, por exemplo.

Na sinédoque o que acontece é a substituição de um todo por uma parte, ou o contrário, de forma que seja utilizada apenas uma forma para se referir a determinado objeto.

Um bom exemplo de sinédoque pode ser observado na expressão “cabeças de gado”, na qual a parte (cabeça) é utilizada para substituir o todo (boi), de forma que se possa indicar a quantidade de animais em uma criação.

Sinestesia

Outra figura de linguagem bastante utilizada no dia a dia e em obras literárias é a sinestesia, na qual um traço é qualificado com a descrição de um sentido diferente daquele em que o traço original pode ser sentido ou percebido.

Para se identificar melhor a sinestesia, pode ser observada a seguinte frase, de Érico Veríssimo, “a luz do sol tem a doçura do mel”. Obviamente a luz é percebida pela visão, mas o autor utiliza o paladar para descrever sua percepção sobre este traço.

This post was last modified on 4 de abril de 2015 09:44

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023