Classificação, Flexão e Gênero dos Substantivos

Quando pensamos em língua portuguesa, um nó se dá em nossas cabeças. São tantas denominações, números e conjugações que fica difícil não se assustar, mas a verdade é que o português é mais simples do que imaginamos e, para isso, basta nos darmos conta do que cada coisa é e como ela funciona.

Por exemplo: sabemos que tudo o que existe no mundo é um ser e, como ser, cada coisa tem o seu nome. Quem dá nome a cada um dos seres e faz deles algo diferente é o substantivo, que nada mais é do que as palavras que usamos para realizar essas nominações e que, além de possuírem classificação, também se flexionam em grau, número e gênero.

Assim, nós sabemos que o substantivo dá nome às ações como pescaria e caminhada; aos sentimentos como raiva e paixão; aos lugares como Portugal e Pirituba; aos estados como euforia e tristeza; e também às qualidades como bondoso, amoroso, entre outros.

Nós sabemos também que o substantivo está diretamente ligados aos verbos, na maioria das orações da língua e que, por isso, ele pode atuar como complemento verbal, agente da passiva, núcleo nominal, aposto, núcleo do vocativo e muito mais.

A classificação dos substantivos

Assim como os adjetivos e verbos, os substantivos também são classificados e podem ser simples, comuns, próprios, primitivos, derivados, compostos ou coletivos.

Os substantivos comuns são aqueles que têm como função definir e nomear qualquer ser de uma mesma espécie de forma genérica, ou seja, sem distinção. É, por exemplo, a palavra vila. Que significa no dicionário uma povoação de maior importância e tamanha do que uma aldeia, mas menor do que uma cidade ou ainda uma casa de campo, mais ou menos elegante e que é própria para recreio.

Essa definição do dicionário é algo genérico a respeito do amontoado de casas e pessoas maior que uma aldeia e menor que uma cidade e que por ser genérica torna a palavra vila em um substantivo comum.

Já o substantivo próprio nomeia apenas um único ser da espécie. Por exemplo: se tomarmos as cidades como exemplo, São Paulo é, portanto, um substantivo próprio já que é a nomeação de uma única cidade.

Os substantivos ainda podem ser classificados como concretos e que fazem menção aqueles seres ou até mesmo objetos que são independentes, ou seja, que não precisam de outros seres para viver, como a palavra mulher, cobra, fantasma. Esse último mostra ainda que os substantivos concretos são os responsáveis por designar também seres mitológicos e imaginários.

Já os substantivos abstratos são aqueles que fazem a designação de todas as coisas que necessitam de outras para existir e que, por isso, são as ações, sentimentos, estados ou qualidades. Como, por exemplo, a palavra amor. Ela não existe sozinha já que para sentir amor é preciso um objeto ou pessoa para ser amado.

O mais simples de classificar e entender é o substantivo coletivo, que nada mais é do que o nome dado a um conjunto de seres da mesma espécie, assim como o substantivo comum. Ele normalmente agrupa os seres do mesmo gênero em grupo, como no caso da palavra alcateia, que significa um conjunto de lobos. Ou o enxame, que é o substantivo coletivo que denomina o conjunto de abelhas.

Além disso, conseguimos definir o substantivo quanto ao seu radical. Por exemplo: se ele possuir apenas um radical, o chamamos de substantivo simples, como no caso da palavra sol. Já se ele é composto por dois radicais, o chamamos de substantivo composto, como o guarda-sol.

Já quanto a ser primitivo ou derivado, a classificação acontece da seguinte forma: se for um substantivo único que não tenha derivado de nenhum outro, ele é chamado de primitivo, como a palavra feliz. Já se ele deriva de outro substantivo, o classificamos como derivado, como no caso de felicidade.

Flexão e gênero dos substantivos

A flexão do substantivo é bem simples e pode ser feita em gênero, para aqueles que podem ser precedidos de artigo feminino ou masculino. Quando precedidos de a, as, umas o substantivo é feminino, quando precedido de o, os uns e um o substantivo é masculino.

Além disso, eles podem ser uniformes ou biformes. No primeiro caso, designa tudo aquilo que tem forma única, como a palavra criança, que é usada tanto para o feminino, quanto para o masculino. Já no segundo caso, a designação é por aquilo que possui duas formas, como as palavras Presidente e Presidenta.

São ainda substantivos uniformes os epicenos, todos aqueles que se referem a animais cujo o macho e a fêmea possuem a mesma denominação, como no caso de jacaré, e também a palavra criança.

Além disso, nós podemos ainda classificar os substantivos em normais, aumentativo ou diminutivo. Nesses casos, eles se flexionam de maneiras diferentes, como, por exemplo, a palavra Povo, que é um substantivo normal, mas que pode ser flexionado como aumentativo quando usamos gentalha ou em diminutivo quando usamos gentinha.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 09:00

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023