Categorias Gramática

Coesão, Coerência, Pronomes Relativos, Conjunções e Uso da Pontuação

Ao elaborarmos um texto é preciso garantir que nossos interlocutores irão compreender aquilo que tentamos comunicar. Por isto devemos estabelecer relações de sentido entre as partes da produção textual. Garantimos assim que exista coesão, o que favorece um conjunto harmônico e com uma boa ordenação de ideias, a coerência. Entenda melhor a relação entre coesão, coerência, pronomes relativos, conjunções e uso da pontuação a seguir.

Coesão, Coerência, Pronomes Relativos, Conjunções e Uso da Pontuação: como se relacionam?

• Coesão

Como resumimos no preâmbulo, ao falarmos de coesão nos referimos ao modo como os enunciados de um texto são interligados. Assim cada sentença, parágrafo e trecho da escrita fica bem amarrado. As ferramentas que permitem alcançar um texto coeso são os pronomes, as conjunções, as preposições, assim como a pontuação.

• Coerência

Ligada ao fator anterior, mas também ao conteúdo textual, está a coerência. Deve-se entender que cada fragmento do texto precisa se complementar, sem que exista contradição entre os termos. Quando coerente, a escrita se ordena de forma lógica, encadeando ideias e argumentos. Aqui devemos lembrar que um texto sem coesão, muito provavelmente será também incoerente.

• Pronomes relativos

São usados para fazer referência a termos anteriormente citados, ajudando a estabelecer a coesão. Com o seu auxílio o desenvolvimento do texto pode se tornar menos repetitivo, evitando o uso recorrente de palavras.

• Conjunções

São, como indica o nome, um recurso para unir duas sentenças/ideias. No entanto, estes conectivos devem ser utilizados cuidadosamente. E isso porque nas muitas opções existentes na língua portuguesa há sempre o contexto mais adequado para a sua aplicação.

• Uso da pontuação

Outro fator de extrema importância para dar sentido a um texto, mas que requer atenção. A má utilização da pontuação tem o poder de alterar por completo o sentido de uma frase. Quanto ao seu uso adequado, ela serve para construir relações semânticas, mostrando-se indispensável para uma escrita coesa e coerente. Com este tópico você acabou de conferir a relação entre coesão, coerência, pronomes relativos, conjunções e uso da pontuação.

This post was last modified on 4 de abril de 2015 11:33

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023