Frase, Oração e Período na Gramática

Gramática, Português,

Frase, Oração e Período na Gramática

Ao realizarmos a análise sintática de um idioma, precisamos ter bastante claro os conceitos que definem a frase, a oração e o período. Estas são as unidades iniciais que precisamos dominar para compreender uma análise sintática.

O que é uma frase?

A frase é uma composição linguística capaz de transmitir uma ideia. Seu objetivo é comunicar algo, ou seja, deve ter sentido. A frase caracteriza-se por começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final, ponto de interrogação ou de exclamação. Além disto, serve para expressar uma idéia, uma emoção, uma ordem ou um pedido.

Oração e Período

Abaixo, alguns exemplos:

O cachorro corre na praia.

Cuidado!

Onde você estava?

Ai!

Note que, em todos os exemplos, é possível compreender a idéia que se pretende comunicar. Se estivesse escrito:

Praia cachorro o corre na.

Isto seria uma frase? Embora comece com letra maiúscula e termine com um ponto de interrogação, o conjunto de palavras apresentado não possui sentido logo, não é uma frase.

Classificação das frases.

A frase pode ser classificada de várias maneiras. Segue abaixo algumas classificações:

Frases exclamativas: são finalizadas com um ponto de exclamação. Exprimem surpresa, raiva, avisos. Exemplos:

Olá!
Oba, um presente!

Cuidado!

Frases imperativas: indicam uma ordem ou um conselho. Também são finalizadas com ponto de interrogação. Exemplos:

Silêncio!

Me de esta blusa!

Não faça nada!

Frases interrogativas: dirigem um questionamento ao leitor/ouvinte. São finalizadas com o ponto de interrogação. Exemplos:

Onde fica esta rua?

Posso ajudar?

O que?

Frases declarativas: utilizamos para qualquer tipo de acontecimento. São finalizadas por ponto final. Exemplo:

Fui à Bahia.

Não gosto de arroz e feijão.

Os desenhos que a Ana faz são bonitos.

Frase verbal: é a frase que possui um verbo na sua formação. Exemplo:

Saia!
Quero chocolate de sobremesa.

Não gostei do livro.

Frase nominal: é a frase que não possui um verbo em sua formação. Exemplo:

Olá!
Silêncio!

Eba!

Frases optativas: exprimem um desejo. Exemplo:

Gostaria de viajar de navio.

Quero arroz e feijão no almoço.

Gosto de ler.

Frases Imprecativas: um pedido através de algum dito popular de mau-agouro. Exemplo:

Vá para o raio que o parta!

Frases de contexto: Cuidado! Obras na estrada!

O que é uma oração?

Uma oração é um conjunto de palavras que se estruturam a partir de um verbo ou, ainda, de uma locução verbal. Diferente da frase, na oração deve, necessariamente, existir um verbo. Exemplo:

A menina comeu abacate.

Ela dirigiu durante todo o período.

Olha!

A oração também admite classificações dentro da análise sintática.

Oração absoluta: quando é uma frase verbal, ou seja, possui sentido completo e um verbo. Exemplo:

Helena ama José.

Oração coordenada: é uma oração em que, se separados os termos, não se perde o sentido.

Ele foi embora e eu desligueias luzes. Ele foi embora. Eu desliguei as luzes.

Oração subordinada: quando a existência de uma oração depende de outra, inclusive para ter sentido.

Goste ou não, ela precisa comer legumes.

Dentro de uma oração, temos dois termos essenciais: o sujeito e o predicado. O sujeito é o termo da oração sobre o qual todo o restante se refere. Ou seja, é o assunto da oração. Exemplo:

Os gatos gostam de peixe. à Os gatos é o sujeito da oração. Usar a pergunta “quem gosta de peixe?” ajuda a encontrar o sujeito da oração.

Mariana e Cláudia nadam no mar todos os dias Quem nada no mar todos os dias? Mariana e Cláudia, logo, este é o sujeito, no caso, sujeito composto.

O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que transmite alguma informação sobre o sujeito. Exemplo:

Gatos gostam de dormir à Gostam de dormir é o predicado da frase

Lucas e João foram para a escola juntos Foram para a escola juntos é o predicado da oração.

O que é um período?

Um período é um conjunto de termos linguísticos formado por uma ou mais orações, que estão relacionadas entre si. Admite as seguintes classificações:

Período simples: formado por apenas uma oração. Exemplo:

As crianças gostam de brincar.

Período composto: formado por duas orações. Estas oração podem ser coordenadas ou subordinadas. Exemplos:

Gostamos de abacate e de açúcar. à Oração coordenada aditiva

Ou você paga ou você vai embora. à Oração subordinada

Período misto: constituído por três ou mais orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas. Exemplo:

Ela bordava e costurava enquanto aguardava o resultado do sorteio.

Considerações finais.

Neste artigo, definimos o que é uma frase, considerando esta como a unidade básica de um conjunto linguístico e, como consequência, o que é uma oração e um período. Além disto, verificamos que há várias classificações dentro de cada termo linguístico, de maneira que o mesmo conjunto pode pertencer a mais de uma classificação.