Categorias Português

Origem da Língua Portuguesa e Estudo dos Fonemas (Fonologia)

A língua portuguesa tem como origem o latim vulgar, tal como as outras línguas consideradas latinas como o francês, o espanhol e o italiano. A língua inicial da humanidade foi subdividida em cinco grupos, com suas constantes migrações e dominações: a helênica, do grego; o românico, das chamadas línguas latinas – como português, francês, espanhol e italiano; o germânico, do inglês e alemão; e o céltico, da Galícia.

O latim clássico, que vem do românico, era falado pela classe dominante, filósofos e poetas. O vulgar era a língua do povo e muito mais disseminada. Os conquistadores romanos, que falavam o latim vulgar, levaram a língua à Península Ibérica, que acabou gerando não só o galego-português, como também o castelhano e o catalão.

A língua de um povo se estabelece a partir do seu domínio diante daquela sociedade. Logo, os conquistadores romanos impuseram seu latim, que foi se misturando aos dialetos já existentes entre a população local antes da conquista. A mescla entre o latim vulgar e os dialetos formou as línguas de cada nação.

O português ainda sofreu novas influências ao longo dos séculos, inclusive após a invasão dos germânicos e dos árabes. Mas, com a expulsão desses grupos, o galego-português se estabeleceu de fato como língua oficial nos territórios da Galícia e de Portugal.

Muito da influência árabe na língua portuguesa foi disfarçada pela religião. Mais marcante do que no castelhano, há inúmeros substantivos, adjetivos e verbos provenientes do árabe. O mesmo acontece com o castelhano, uma subdivisão do latim vulgar com outros dialetos da Península Ibérica, mais próximos do francês.

Houve também uma diferenciação entre o galego e o português, a partir da influência da região com mais poder em Portugal, como Lisboa. Com a autonomia política do país, o português passou a ser oficial e o galego uma variante do espanhol, que também tem influências do castelhano e catalão.

O português no Brasil e seus fonemas

Ao chegar ao Brasil, a língua portuguesa sofreu inúmeras influências das diversas tribos indígenas, em especial da tupi, que chegou a ser usada pelos jesuítas para difundir a religião. Após a chegada dos escravos africanos, o português, que já estava sendo transformado, ganhou novo reforço.

O português falado hoje no país tem influências dos indígenas, dos africanos, assim como também dos franceses e holandeses que chegaram a invadir parte do território brasileiro. Além disso, muitos imigrantes povoaram o país e deixaram seu registro na nossa composição linguística.

A língua falada é a que apresenta de forma mais intensa essa mistura cultural. É a fala popular, que mesmo “errada” segundo as normas cultas da língua, possui efeito transformador no dia a dia e na cultura de uma nação.

Ela pode ser observada a partir dos fonemas, sons produzidos ao expressar a palavra e frase da língua. Sua representação gráfica é a letra, mas nem sempre nosso alfabeto é fonético e uma mesma letra pode representar diferentes sons. Tal como as letras M e N que podem apenas indicar nasalização das vogais, enquanto X e S podem ter diferentes sons a partir da palavra emitida.

Em cada região onde o português é falado, inclusive nas diversas regiões do Brasil, os fonemas ganham novas interpretações baseadas na influência que recebem da população local. É o que se define como sotaque, capaz de diferenciar grupos e até criar distinções sociais.

This post was last modified on 25 de agosto de 2015 13:47

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023