Sumário crítico de artigo científico


Um artigo científico pode ser caracterizado como uma espécie de documento que ao contrário de outros textos superficiais passa a apresentar e discutir ideias ou, até mesmo, técnicas, processos e métodos que possibilitam o autor a chegar a um determinado resultado sobre uma possível questão que fora levantada a partir de uma temática. Essa temática pode estar atribuída a variadas áreas de conhecimento, sendo que o autor passa a pesquisar e realizar evidências a partir daquilo que fora proposto.

É comum que muitas pessoas passem a confundir um artigo científico com uma monografia, mas é necessário entender que ambos se diferenciam entre si. O artigo científico ao contrário da monografia é apresentado em um formato mais simplificado e que apresenta uma teoria com base nas pesquisas realizadas. A monografia é conhecida por apresentar uma quantidade ampla sobre o assunto. Diante de toda pesquisa e análise realizada para o artigo, o autor também apresenta uma conclusão com base nos resultados provenientes de sua pesquisa.

artigo científico

O artigo científico ainda possibilita que o autor crie novas alternativas e resultados para temas que já puderem ser explorados por outros autores. A ideia é que o artigo contenha novidades referentes aos assuntos, de maneira que o autor coloque ideias que possam contestar, refutar ou apresentar novas soluções e alternativas à temática. No caso do artigo científico, exige-se uma concisão maior dos dados que são apresentados, criando a possibilidade da mesma temática ser assunto de outros trabalhos, até mesmo de uma monografia.

Para compor um artigo científico, existem diversas exigências, que vão desde a maneira de escrever o texto, até mesmo a formatação de todo artigo, envolvendo páginas que possam descrever maior intensidade a temática do artigo e tudo que ele pretende esclarecer. Na falta de algum item que seja de importância para o artigo científico, periga dele não ser reconhecido, sem a possibilidade autor divulgá-lo. Uma das principais exigências de um artigo científico é que ele tenha um sumário que descreva o trabalho, também conhecido como um sumário crítico.

Apresentado o Sumário Crítico

O sumário de um artigo científico permite ser descrito como um item necessário e obrigatório que passa a numerar possíveis divisões, seções, capítulos, entre outras partes de um trabalho. De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, também conhecida como ABNT, o sumário deve ser realizado de modo que siga a mesma ordem e grafia que se foi colocada no artigo, sendo necessário realizá-lo por último durante o processo de criação do artigo para que não ocorra erros que permita a confusão de organização do mesmo.

No entanto, o sumário crítico pode ser caracterizado de maneira bem diferente do sumário que habitualmente as pessoas estão acostumadas. Pouco se fala da importância de um sumário crítico em artigos científicos e como eles são compostos, mas de grosso modo o seu significado e objetivo são fáceis de entender. Um sumário crítico pode ser apresentado como uma ferramenta de grande valor que ajuda na compreensão de textos científicos. O sumário crítico passa a ajudar o leitor realizar uma leitura mais atenta, realizando uma análise crítica.

O sumário crítico é visto como uma espécie de resumo daquilo que fora entendido de maneira crítica de determinado artigo científico. Por isso, ele é visto por diversos profissionais como uma ferramenta poderosa que passa ajudar as pessoas desenvolverem formas aleatórias e interessantes para analisar de forma mais atenta um artigo do âmbito científico. No caso, o sumário crítico ajuda a pessoa criar uma espécie de base sólida daquilo que foi lido, possibilitando uma discussão sobre aquilo que fora exposto no artigo.

Através do sumário crítico, a pessoa passa a identificar qual o diferencial do artigo, quais foram as perspectivas expostas, o método para chegar a determinada conclusão e claro, quais foram os resultados obtidos ao longo da pesquisa. O sumário pode ser visto, basicamente, como um resumo feito de maneira crítica daquilo que acabou de ser lido. Esse “resumo” ajuda buscar informações que possam ser relevantes e que ajude a revisar os pontos como credibilidade.

Escrevendo um sumário crítico

Comece lendo e analisando o título do artigo, o resumo e a introdução. Esse sumário deve ser uma espécie de resumo conciso das conclusões que fora feito do artigo, questionando sobre hipóteses, observações e outros quesitos levantados ao longo do artigo. Há alguns pontos que podem ajudar no momento de criar um sumário crítico.

– Analisar e fazer uma espécie de varredura no artigo ajuda a pessoa se informar de maneira eficiente sobre o assunto descrito ao longo do artigo científico;

– O Sumário Crítico permite que a pessoa reveja os pontos levantados no artigo, de maneira que passe a questionar a informação através de “avaliações” críticas;

– A revisão ou crítica exige que o leitor tenha plena consciência da ideia central do artigo. O artigo deve ser analisado em diversas perspectivas.