Ácidos: Tipos, Características e Nomenclatura


Ácidos

Os ácidos são substâncias bastante presentes no dia a dia, em produtos que são utilizados de forma natural na alimentação, limpeza, entre outras ações. No entanto, essas substâncias ainda causam algumas dúvidas constantes em muitas pessoas.

Desta forma, é importante se observar algumas características dos ácidos, que ajudam a conhecer melhor estas substâncias:

– Sabor azedo, que contribui para o sabor característico do limão e do vinagre, pois estes possuem ácidos.

– Os ácidos conduzem eletricidade em soluções aquosas, pois desdobram-se em íons.

– Os ácidos possuem reações de neutralização, que faz com que formem sais e água ao reagirem com as bases.

Nomenclatura dos ácidos

Os ácidos podem ser divididos em duas categorias distintas, os Hidrácidos, que não possuem oxigênio em suas moléculas, sendo formados hidrogênio e por não-metais, ou em Oxiácidos, que são compostos por oxigênio e não-metais.

A nomenclatura dos ácidos acontece de acordo com a forma como os sufixos adicionados à substância alteram seu nome. Os ácidos terminados em “ídrico”, por exemplo, passam a ser chamados com o sufixo “eto”. Desta forma, o ácido clorídrico, por exemplo, passa a ser chamado de cloreto.

Da mesma forma, quando o nome termina somente em “ico”, os ácidos passam a ter o sufixo “ato”, enquanto os nomes terminados em “oso” recebem o sufixo “ito”, como ácido acético/acetato e ácido hipocloroso/hipoclorito, respectivamente.

Classificação dos ácidos

A classificação dos ácidos pode ser feita de diferentes maneiras. Uma delas é com base no número de H+ ionizáveis em suas moléculas, que pose classifica-los como monoácidos, diácidos, triácidos ou tetrácidos.

A presença de oxigênio também é uma forma de classificação dos ácidos, que podem ser oxigenados (oxiácidos) ou não-oxigenados (hidrácidos).

Além disso, os ácidos ainda podem ser classificados conforme sua ionização, sendo fortes, semifortes ou fracos, ou ainda com relação à sua temperatura de ebulição, podendo voláteis ou não voláteis.