Átomo, Estrutura Atômica e Modelos Atômicos


Átomo, Estrutura Atômica

Neste post, você vai fazer uma revisão sobre átomo, estrutura atômica e modelos atômicos. É um assunto recorrente nas principais provas de vestibulares de todo o País. Vamos lá?

Conceito de átomo

O átomo é simplesmente a menor partícula na identificação de um elemento químico, sendo composto pelos elétrons, nêutrons e prótons. Ele pode ser caracterizado por meio do seu número de massa e também por causa do seu número atômico.

Estrutura do átomo

A partícula é formada pelas seguintes partes:

Elétrons: são pequenas partículas de massa que têm carga elétrica negativa e conseguem se locomover de forma muito rápida ao redor do núcleo atômico.

Prótons: compõem o núcleo atômico, juntamente, com os nêutrons. Ao contrário dos elétrons, eles têm carga positiva.

Nêutrons: São distribuídos de forma estratégica no núcleo atômico e tem o objetivo de estabilizá-lo. Possuem uma massa muito semelhante com a dos nêutrons e cobrem, praticamente, a maior parte da massa do átomo.

Os elétrons estão distribuídos em 8 camadas e fazem parte da eletrosfera. Em cada camada existem diversos subníveis, sendo a camada externa considerada a camada mais energética. Ela é denominada camada de valência.

Modelos atômicos

Entre os principais modelos atômicos estão os:

Dalton

Neste modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, tinham formas circulares e também tinham massas parecidas se fossem semelhantes ao mesmo elemento químico.

Thomson

Um novo modelo foi idealizado por causa da descoberta do elétron. Assim, o átomo seria uma esfera com carga elétrica positiva e também negativa, por causa da presença dos elétrons.

Rutherford-Bohr

Por meio de um experimento em que foram bombardeadas partículas alfa sobre uma lâmina de ouro, notou-se que a maioria conseguiu atravessar a lâmina e uma outra parte foi desviada.

Desta forma, percebeu-se que existia um espaço vazio na estrutura atômica. O átomo era constituído por um núcleo carregado de forma positiva e uma nuvem eletrônica carregada de forma negativa, sendo formada pelos elétrons.

Gostou de revisar sobre átomo, estrutura atômica e modelos atômicos? Faça muitos exercícios para fixar e compreender o conteúdo!