Biomoléculas: Glicídios e Lipídios


Biomoléculas

Conheça mais detalhes sobre as biomoléculas Glicídos e Lipídios, suas funções, tipos e classificação.

GLICÍDIOS

Glicídios vem de uma palavra grega, “glicos”, que quer dizer “doce”. Este elemento de origem vegetal, tem sua composição bastante extensa, abrangendo o açúcar comum, a celulose e o amido, que são produzidos nas plantas através da fotossíntese. Os glicídios tem por função a geração de energia e desempenham um papel estrutural.

Classificação dos Glicídios

São compostos por dois grupos principais: oses e osídios. Vejamos as composições de ambos:

Oses (monossacarideos)

Estes são os tipos de glicídios mais simples. Eles não passam pela hidrólise, não se “partem” em estruturas menores no meio aquático. São compostos pelas aldoses, que contém poliálcool e os aldeídos. Há também o grupo das cetonas, que são chamadas de cetoses.

Estas também são chamadas de monossacarídeos devido a possuírem estrutura em poliálcool-cetona. De acordo com a quantidade de suas moléculas, podem ser chamadas de triose, se possuírem 3 carbonos, caso possuam 4, são denominadas de tetrose, depois pentose, hexose e assim por diante. No ser humano, somente há as pentoses e hexoses.

Osídios

Os Osídios são aqueles elementos que passam pela hidrólise, ou seja, que são solúveis em água. São classificados em holosídios e heterosídios.

• Holosídios: São Osídios os que podem se subdividir, de acordo com a quantidade de oses;
• Oligossacarídeos: Estes produzem um número muito pequeno das moléculas de monossacarídeos. Seu nome vem de “Oligo”, que quer dizer “pouco”.

LIPÍDIOS

Lipídios são gorduras, moléculas que são insolúveis em água, mas que podem ser dissolvidas em substâncias como o álcool, o éter ou a acetona. As biomoléculas dos lipídios tem em sua composição o carbono, o oxigênio e o hidrogênio. São encontrados geralmente em alimentos cujas origens são animais ou vegetais, que devem ser consumidos com moderação.

Funções dos Lipídios

As funções dos lipídios são essenciais para o nosso organismo. Veja quais são elas:

• armazenamento de energia: são armazenadas e utilizadas pelo corpo quando há necessidade;
• são isolantes térmicos: os lipídios estão na composição das células gordurosas que formam uma camada que regula a temperatura corporal. São essenciais para animais que vivem em locais frios;
• contém ácidos graxos: são utilizados nas membranas celulares e estão presentes em alimentos como os óleos vegetais das sementes, como as da soja, de girassol, milho, canola, entre outros
• ajudam a absorver vitaminas: os lipídios ajudam a absorver as vitaminas lipossolúveis A, D, E, K. Estas são dissolvidas em óleo. O corpo não produz estas moléculas, desta forma, é necessário consumi-las em forma de óleos junto com a alimentação.