Fatores que Alteram a Velocidade de uma Reação


Velocidade de uma Reação

As reações químicas podem ser bastante variadas, possuindo assim diferentes tipos de características, dentre as quais também se encontram distintas velocidades de reação, de acordo com cada substância envolvida nesta reação, de forma que possam ser mais rápidas ou mais lentas.

Porém, alguns fatores podem influenciar a velocidade de uma determinada reação química, podendo, se controlados corretamente, também serem utilizados para o maior controle sobre estas reações.

Confira a seguir quais são os principais fatores que podem alterar a velocidade das reações químicas:

– Superfície de contato

A superfície de contato é um dos principais fatores que podem alterar a velocidade de uma reação química, pois quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade em que ocorrerá a reação.

Isto acontece devido ao fato de que as moléculas que estão no meio da superfície dos elementos reagentes são as que iniciam a reação, assim, quanto maior a superfície de contato mais moléculas entrarão em reação em menos tempo, tornando mais rápida a reação completa.

– Temperatura

A temperatura também é um fator essencial para o controle da velocidade de reação de uma determinada substância química, pois pode fazer com que esta reação aconteça de maneira mais rápida ou mais lenta.

Isto acontece, pois a temperatura mais alta faz com que as moléculas destas substâncias tenham uma maior energia cinética, o que resulta em mais choques efetivos destas moléculas e reações mais rápidas. Ao contrário, com temperaturas mais baixas, a energia cinética das moléculas será menor e a reação química mais lenta.

– Pressão

A pressão também é muito importante para que a velocidade de uma reação química seja controlada, pois com uma maior pressão no recipiente em que as substâncias químicas são colocadas a concentração será maior e, consequentemente, a reação química será mais rápida.

Em contrapartida, com menos pressão a reação química acontecerá de maneira mais lenta, podendo assim ser controlada de acordo com a pressão exercida no recipiente.