Fórmula Eletrônica de Lewis


Neste artigo, você vai descobrir qual é a fórmula eletrônica de Lewis, também chamada somente como fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis. Você também irá aprender um pouco sobre quem foi o cientista que fez esta importante descoberta.

Quem foi Lewis

A fórmula eletrônica de Lewis foi descoberta pelo cientista físico-químico norte americano chamado Gilbert Newton Lewis. Ele é altamente conhecido e reconhecido por suas descobertas na química e por sua grande contribuição nas áreas de termodinâmica, separação dos isótopos e fotoquímica. Ele também é bastante conhecido na química por seus conceitos de bases e ácidos e, claro, e pela fórmula eletrônica de Lewis, que recebeu seu nome como uma homenagem.

Gilbert Newton Lewis nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente no estado de Massachusetts, no ano de 1875. Anos depois, ele fez seu PhD na famosa e renomada Universidade de Harvard.

Lewis

Além dos estudos nos Estados Unidos, ele também estudou química e física em outros países como nas Filipinas, e também na Alemanha. Lewis foi professor por grande parte da sua vida, e foi considerado muito importante e um dos melhores que já passaram pela Universidade da Califórina, em Berkeley. No ano de 1916, Lewis propôs sua famosa teoria de ligação, e também sobre a informação adicional sobre os elétrons na tabela periódica e muito de seus estudos e conceitos foram primordiais para o entendimento da química e, por sua vez, todas as aplicações possíveis. E, assim, ele descobriu a fórmula eletrônica de Lewis.

Lewis foi tão importante para a química a partir de seus conceitos inovadores e novas formas, inclusive sobre a fórmula eletrônica de Lewis, que ele foi indicado para receber o Prêmio Nobel de Química por 35 vezes. Mas, infelizmente, ele nunca chegou a ganhar nenhum prêmio. Gilbert Newton Lewis foi o responsável pelo desenho da camada de valência nos respectivos átomos, o que foi mais do que fundamental para que cientistas do mundo todo pudessem compreender melhor como funciona a troca de elétrons e íons durante a ligação iônica.

Lewis teve uma longa e ativa vida acadêmica, e sempre se manteve motivado a descobrir novas formas de conhecer a Química. Ele foi encontrado morto no ano de 1946 em seu próprio laboratório, onde fazia experiências com arsênico. Alguns historiadores acreditam que ele possa ter cometido suicídio, mas até hoje não há nenhuma certeza a respeito das razões de sua morte.

A Fórmula Eletrônica de Lewis

Afinal, o que é a fórmula eletrônica de Lewis ou, somente, fórmula de Lewis? Pois bem, a fórmula eletrônica de Lewis é a responsável por mostrar os elementos, elétrons da camada de valência de cada átomo, a quantidade de átomos que estão envolvidos e, também, a formação de pares eletrônicos. Por isso é que se chama de fórmula eletrônica.

Ao observar as ligações, Lewis verificou comportamentos semelhantes e propôs a regra os octetos, que afirma que os átomos que estão presentes em diferentes elementos costumam estabelecer ligações químicas recebendo, doando ou até compartilhando elétrons. Assim, eles adquirem configuração eletrônica de gás nobre, ou seja, com exatamente oito (8) elétrons na última camada ou, ainda, com dois (2) elétrons se, no caso, o átomo possuir somente uma (1) camada eletrônica. Isso acontece, por exemplo, com o hidrogênio.

Foi no ano de 1916 que ele propôs uma nova forma de apresentar a ligação molecular ou covalente. A principal característica desta fórmula é que ela mostra os elétrons que existem na chamada camada de valência presente em cada átomo e, também, mostra a formação dos pares eletrônicos.

Neste caso, cada elétron é representado por um ponto. Este ponto fica localizado ao redor do símbolo do elemento químico a que ele corresponde. E apenas os elétrons da camada de valência é que ficam localizados ao redor do elemento. Portanto, para saber a verdadeira quantidade de elétrons existentes na camada de valência do elemento, basta descobrir a qual família ele pertence na tabela periódica, desta forma:

* Família 1 ou 1A = possuem 1 elétron
* Família 2 ou 2A = possuem 2 elétrons
* Família 13 ou 3A = possuem 3 elétrons
* Família 14 ou 4A = possuem 4 elétrons
* Família 15 ou 5A = possuem 5 elétrons
* Família 16 ou 6A = possuem 6 elétrons
* Família 17 ou 7A = possuem 7 elétrons
* Família 18 ou 8A = possuem 2 ou 8 elétrons

A fórmula eletrônica de Lewis também afirma que cada par de elétrons que for compartilhado representa uma ligação química na qual os elétrons podem ser encontrados na região chamada de eletrosfera. Lewis, então, também desenvolveu uma fórmula gráfica para facilitar a leitura.

A fórmula eletrônica de Lewis é de extrema importância no estudo da química, não somente porque mostra os elementos e quantidades de átomos que estão envolvidos, mas também porque é capaz de mostrar os elétrons que estão presentes na camada de valência e quantos pares são compartilhados.