Gases: Conceito, Gás Ideal e Variáveis de Estado de um Gás

Quí­mica,

Gases: Conceito, Gás Ideal e Variáveis de Estado de um Gás

Gases

Gases são moléculas que estão constantemente se movimentando e se encontram no estado gasoso. Existem também aqueles que são formados por átomos, como os gases nobres, pertencentes à família 18 da tabela periódica. A alta capacidade de se expandir ou de ser comprimido é uma das principais características de um gás.

Alguns exemplos de compostos moleculares que estão em estado gasoso e fazem parte do nosso dia a dia são: Oxigênio (02); Nitrogênio (N2); Dióxido de Carbono (CO2) e o Ozônio (O3). Já entre aqueles que são compostos por átomos podemos citar: Neônio (Ne) e o Hélio (He).

Gás Ideal

O gás ideal é aquele que se comporta dentro de determinadas características, como:

• Possuir partículas de tamanho desprezível;
• Força nula de interação elétrica entre partículas;
• Colisão entre duas partículas gera perda de energia em forma de calor;
• Baixa pressão;
• Alta temperatura;

Existe uma fórmula matemática para estudo da Lei dos Gases ideais que é definida por:

P.V = n.R.T

Pressão, volume, número de mols, constante dos gases e temperatura são as variáveis estudadas por essa fórmula.

Variáveis de Estado de um Gás

As variáveis de estado de um gás são estudadas através da pressão, volume e temperatura.

• Pressão

A pressão de um gás é definida pela força que ele exerce ao colidir com a parede de um recipiente. Durante o estudo dos gases você pode encontrar a pressão expressa em atm (pressão de atmosfera) ou milímetros de mercúrio (mmHg). 1 atm equivale a 760 mmHg.

• Volume

O volume de um gás é sempre variável, de acordo com o recipiente em que se encontra. Para seu cálculo são utilizados o litro e o mililitro. 1 litro equivale a 1.000 mililitros.

• Temperatura

A temperatura de um gás é definida a partir da agitação das moléculas. Quanto mais agitadas maior a temperatura identificada. Para seu cálculo é utilizada a ideia do zero absoluto, quando não há nenhuma movimentação, com a escala Kelvin. Na conversão de graus Celsius para Kelvin é utilizada a fórmula: K = C + 273.