Polaridade e Força Intermolecular
Polaridade e força intermolecular são dois conteúdos estudados em química. Envolvem as moléculas e suas ligações.
Vamos entender melhor ambos os conceitos:
O que é polaridade?
Polaridade é a capacidade que uma ligação entre elementos químicos tem de atrair carga elétrica. Os elementos que sofrem com a polaridade são chamados de polares, enquanto que os que não possuem essa capacidade são chamados de apolares.
Dentro da polaridade estudamos as ligações iônicas e covalentes.
•Ligações iônicas: São aquelas em que ocorrem transferência definitiva de elétrons, formando compostos que podem ter carga positiva ou negativa.
•Ligações covalentes: Nas ligações covalentes é levado em conta a escala de eletronegatividade, na qual o Fluor (F) é o elemento mais eletronegativo.
Escala de eletronegatividade:
F>O>N>Cl>Br>I>S>C>P>H
Vale comentar que quando ocorre uma ligação covalente entre dois elementos iguais, este se torna apolar, pois tem o mesmo valor de eletronegatividade.
O que é força intermolecular?
Força intermolecular é a força que é exercida para que as moléculas se mantenham unidas. É também a responsável pelos estados físicos dos compostos químicos e está diretamente relacionada com a polaridade.
Podem ser classificadas em:
•Ligações de hidrogênio: Consideradas de forte intensidade, ocorrem apenas em moléculas polares que possuam hidrogênio ligado a um elemento eletronegativo. É mais forte devido à diferença de eletronegatividade entre o hidrogênio e o outro elemento a que está ligado. Ex: H2O.
•Dipolo-Dipolo: Consideradas de média intensidade, ocorre em compostos polares, com os elétrons distribuídos de forma que o elemento mais negativo os atrai para ele.
•Dipolo induzido: Consideradas ligações de fraca intensidade. Ocorrem em compostos apolares e polares. Quando há aproximação das moléculas formam-se dipolos, só que temporários. Por isso a ligação é considerada fraca, já que pode ser quebrada facilmente.
Agora você já sabe o que é polaridade e força intermolecular. Como você viu, ambos têm relação com os tipos de ligação existentes entre os elementos químicos.