Polaridade e Força Intermolecular


Polaridade

Polaridade e força intermolecular são dois conteúdos estudados em química. Envolvem as moléculas e suas ligações.

Vamos entender melhor ambos os conceitos:

O que é polaridade?

Polaridade é a capacidade que uma ligação entre elementos químicos tem de atrair carga elétrica. Os elementos que sofrem com a polaridade são chamados de polares, enquanto que os que não possuem essa capacidade são chamados de apolares.

Dentro da polaridade estudamos as ligações iônicas e covalentes.

• Ligações iônicas: São aquelas em que ocorrem transferência definitiva de elétrons, formando compostos que podem ter carga positiva ou negativa.
• Ligações covalentes: Nas ligações covalentes é levado em conta a escala de eletronegatividade, na qual o Fluor (F) é o elemento mais eletronegativo.

Escala de eletronegatividade:

F>O>N>Cl>Br>I>S>C>P>H

Vale comentar que quando ocorre uma ligação covalente entre dois elementos iguais, este se torna apolar, pois tem o mesmo valor de eletronegatividade.

O que é força intermolecular?

Força intermolecular é a força que é exercida para que as moléculas se mantenham unidas. É também a responsável pelos estados físicos dos compostos químicos e está diretamente relacionada com a polaridade.

Podem ser classificadas em:

• Ligações de hidrogênio: Consideradas de forte intensidade, ocorrem apenas em moléculas polares que possuam hidrogênio ligado a um elemento eletronegativo. É mais forte devido à diferença de eletronegatividade entre o hidrogênio e o outro elemento a que está ligado. Ex: H2O.
• Dipolo-Dipolo: Consideradas de média intensidade, ocorre em compostos polares, com os elétrons distribuídos de forma que o elemento mais negativo os atrai para ele.
• Dipolo induzido: Consideradas ligações de fraca intensidade. Ocorrem em compostos apolares e polares. Quando há aproximação das moléculas formam-se dipolos, só que temporários. Por isso a ligação é considerada fraca, já que pode ser quebrada facilmente.

Agora você já sabe o que é polaridade e força intermolecular. Como você viu, ambos têm relação com os tipos de ligação existentes entre os elementos químicos.