Categorias Quí­mica

Isomeria Plana – Função

Quando a isomeria se apresenta em moléculas planificadas, ela é denominada como Isomeria Plana. Por sua vez, a Isomeria Plana se divide entre: Isomeria Plana de função, Isomeria Plana de cadeia, Isomeria Plana de Tautomeria, Isomeria Plana de Posição ou Isomeria Plana de compensação, cada qual com suas características. Nesse artigo, especificamente, o que nos interessa é compreender a Isomeria Plana – Função. Na isomeria de função, há átomos, como o oxigênio, que trocam de posição na cadeia carbônica e, com isso, modificam a função química do composto.

Isto é, a Isomeria Plana – Função ocorre quando os compostos isômeros se diferem pela sua função orgânica. Ou seja, são compostos químicos que apresentam a mesma fórmula molecular e, no entanto, apresentam funções orgânicas diferentes. O Álcool e o Éter, por exemplo, dão margem para fazer compostos isômeros diferentes, assim como, também, os compostos Aldeído e Cetona, Éster e Ácido Carboxílico, além dos compostos aromáticos Fenol, Álcool e Éter. Os três exemplos citados aqui apresentam a mesma fórmula molecular, porém com diferentes arranjos atômicos.

Quer saber tudo sobre Isomeria Plana – Função e suas características? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você sobre esse tema!

Veja abaixo:

• Isomeria Plana – Função: o que é?

Também chamada de “isomeria funcional” nos estudos de Química, a Isomeria Plana – Função ocorre quando a diferença entre os isômeros está localizada no grupo de função ao qual esses isômeros pertencem.

No caso do exemplo da isomeria Álcool – Éter, por exemplo, podemos perceber que ambos possuem a mesma fórmula de moléculas (C2H6O). No entanto, o etanol pertence ao grupo dos álcoois, enquanto o isômero metoximetano pertence ao grupo dos éteres.

Confira:

H3C ─ O ─ CH3 H3C ─ CH2 ─ OH
Metoximetano Etanol

No exemplo da isomeria Aldeído – Cetona, ambos com fórmula molecular (C3H6O), por sua vez, notamos que um isômero refere-se à propanoma, que pertence ao grupo dos aldeídios, enquanto o outro refere-se ao propanal, do grupo das cetonas.

Confira:

H H O H H
I I II I I
H–C–C—C H– C — C — C — H
I I I I II I
H H H H O H
Propanal Propanona

No exemplo da isomeria Ácido Carboxílico – Éster, ambos com fórmula molecular (C4H8O2), por sua vez, podemos observar que um isômero se refere ao etanoato de etila, ou acetato de etila, do grupo dos ácidos carboxílicos, enquanto o outro se refere ao ácido butanoico, ou ácido butírico, que pertence ao grupo dos ésteres.

Confira:

O O
ll ll
H3C — C — C — C CH3 — C
H2 H2 l l
OH O — CH2 — CH3

Ácido butanoico Etanoato de etila
ou ou
Ácido butirico Acetato de etila

• Classificações e tipos de isomeria

Como dito anteriormente neste artigo, a isomeria é o fenômeno no qual os compostos orgânicos com funções diferentes apresentam a mesma fórmula de moléculas, mas não têm a mesma função química devido a aspectos em sua fórmula estrutural. Nesse sentido, vale ressaltar que existem dois tipos de isomeria: a Isomeria Plana, ou “constitucional”, e a Isomeria Espacial, ou “estereoisomeria”, que são divididas, ainda, em outras ramificações.

A Isomeria Plana é o fenômeno no qual a diferença está na estrutura plana dos compostos químicos. No entanto, além da Isomeria Plana – Função, que estudamos nesse artigo e que agora você já sabe os isômeros pertencem a funções diferentes, também há Isomeria Plana classificadas em: Isomeria Plana – Posição, Isomeria Plana – Cadeia, Isomeria Plana – Compensação (ou metameria) e Isomeria Plana – Dinâmica (ou tautomeria).

Ainda em relação à Isomeria Plana: a Isomeria Plana – Posição ocorre quando os isômeros pertencem à mesma função, porém o grupo funcional localiza-se em posições diferentes na cadeia; a Isomeria Plana – Cadeia ocorre quando os isômeros pertencem à mesma função, porém dispõem de cadeias diferentes; a Isomeria Plana – Compensação (ou metameria) ocorre quando os heteroátomos estão em posições diferentes; e, por fim, a Isomeria Plana – Dinâmica (ou tautomeria), ocorre quando os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico e, também, possuem funções diferentes.

A Isomeria Espacial, ou Estereoisomeria, por sua vez, é o fenômeno no qual a diferença está nas ligações entre os átomos, que estão organizados de forma diferente no espaço. Entre os tipos de Isomeria Espacial, estão: a Isomeria Espacial – Geométrica (ou cis – trans) e a Isomeria Espacial – Óptica. A primeira acontece em compostos de cadeia aberta com, pelo menos, uma dupla ligação entre carbonos, que dispõem de ligações diferentes, e a segunda ocorre quando isômeros ópticos se diferenciam pela forma como se comportam quando estão submetidos a um feixe de luz polarizada.

Esse artigo sobre Isomeria Plana de Função (Isomeria Funcional) foi útil para você em seus estudos? Então, deixe um comentário com a sua opinião, sugestão ou crítica!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023