Categorias Quí­mica

Lei de Hess: Conceitos

A química é subdividida em várias correntes específicas de estudo, para que os seus conhecimentos possam ser desenvolvidos com mais praticidade e, principalmente, mais profundidade. Um dos ramos dessa ciência é a chamada Termoquímica, que se encarrega de abordar o calor envolvido em uma reação química.

Existem vários conceitos que fazem parte da Termoquímica, e um deles é a Lei de Hess. Ela foi elaborada por um químico suíço chamado Germain Hess (por isso, leva esse nome), que viveu no século XIX, entre 1802 e 1850. Hoje, ele é considerado como um dos responsáveis por fundar o estudo da Termoquímica, inclusive, a lei que enunciou é fundamental para esse ramo.

E, agora, vamos conhecer essa lei e saber como ela se aplica nas reações químicas exotérmicas e endotérmicas.

Conceitos fundamentais para a Lei de Hess

Para saber corretamente como funciona a Lei de Hess, os conceitos de reações químicas endotérmicas e exotérmicas devem estar bem claros. Por isso, vamos retomá-los:

• Reação química endotérmica: é aquela que absorve calor do meio em que está ocorrendo para que possa acontecer. Como há esse ganho de calor no decorrer da reação, a energia dos produtos é maior do que a energia dos reagentes.

• Reação química exotérmica: ao contrário da anterior, ela libera calor para o meio em que ocorre, por isso, a energia contida nos produtos acaba sendo menor do que a que havia nos reagentes, já que há essa perda.

Também é fundamental relembrarmos o conceito de entalpia: é a grandeza física que mede a quantidade de calor em um sistema, no caso, em uma reação química.

Ao invés de trabalhar com a entalpia de cada substância separadamente, para os estudos da Termoquímica interessa mais calcular a variação de entalpia (∆H), para saber se houve ganho ou perda de energia, ou seja, se a reação é endotérmica ou exotérmica.

A variação de entalpia de uma reação é dada pela seguinte fórmula:

∆H = Hprod – Hreag

Valor positivo indica que a entalpia dos produtos é maior do que a dos reagentes, portanto, houve ganho de calor – reação endotérmica.

Já se o resultado tiver sinal negativo, sabemos que a entalpia dos reagentes era maior do que a dos produtos, ou seja, houve perda de calor – reação exotérmica.

Em muitas equações químicas, sobretudo nos enunciados, você vai ver o termo “estado padrão”. Significa que a substância que esta nesse estado está sob as condições de 25°C, 100 kPa e na sua forma alotrópica mais estável.

O que é e como funciona a Lei de Hess?

Você deve se lembrar de quem em física e, até mesmo, em química existe algo conhecido como a “lei da conservação de energia”, que pressupõe que a energia envolvida em um sistema, apesar de poder ser transformada, se conserva, não pode ser simplesmente criada e nem destruída.

A Lei de Hess nos diz exatamente isso, em uma reação química, a energia não pode ser destruída e nem criada, apenas trocada. Essa lei pode ser enunciada da seguinte forma:

Lei de Hess: o valor da variação de entalpia de uma reação química é sempre o mesmo, dependendo apenas do estado final e do estado inicial. O caminho, ou seja, o modo como a reação é realizada não vai interferir.

Isso significa que a variação de entalpia é determinada pelo início e pelo fim da reação, porque, no decorrer dela, a energia será conservada, não vai se criar e nem poderá ser destruída.

Aplicando essa lei, é possível determinar o valor da variação de entalpia de uma reação conhecendo as entalpias das reações intermediárias, que acontecem até chegar na final. Por isso, ela também é conhecida como a Lei da Soma dos
Calores das Reações.

Vejamos isso em exemplo prático:

Tomando a seguinte reação:

C (grafite) + O2 (g) → CO2 (g)

Qual é o valor da entalpia?

Essa equação colocada acima é uma espécie de síntese de reação, na verdade, ela acontece nas seguintes etapas:

C (grafite) + ½ O2 (g) → CO (g) ∆H = – 110,3 kJ
CO (g) + ½ O2 (g) → CO2 (g) ∆H = – 283 kJ
_________________________
C (grafite) + O2 (g) → CO2 (g)

Essa é a equação final, obtida a partir da soma das duas etapas necessárias para que ela ocorra. A soma funciona como qualquer equação. Aquilo que está igual no primeiro e no segundo membro pode ser cortado (CO), e o restante é somado.

Mas qual é a variação de entalpia da equação final? De acordo com a Lei de Hess, o calor se conserva, por isso, para encontrar esse número, basta somar as entalpias das etapas:

∆H = – 110,3 + (- 283)
∆H = – 110,3 – 283
∆H = – 393,3 kJ

Esse é o valor da variação de entalpia da equação global, obtido pela Lei de Hess, sem precisar da entalpia dos reagentes e dos produtos, apenas considerando que o calor de uma reação se conserva em suas etapas.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023