Mol, Massa Molar e Quantidade De Matéria


Mol, Massa Molar

Mol

O mol é a forma utilizada para se descrever a quantidade de matéria que é apresentada em uma determinada substância, de forma que seja possível assim identificar quantas entidades elementares existem nesta substância.

Para representar 1 mol, determina-se a quantidade de 6,02×10²³ entidades de qualquer que seja a substância analisada, de maneira que seja possível conhecer assim a quantidade de matéria presente nesta amostra.

O mol pode ser utilizado no estudo ou análise de diferentes tipos de matérias, fazendo com que esta análise seja muito mais precisa na indicação de sua quantidade de matéria.

Assim, ao utilizar a medida em mol, será conhecido sempre como 6,02×10²³ do material que está sendo analisado, independente de sua composição ou do tipo de material em questão, podendo ser em grãos, líquido ou mesmo em elétrons e átomos.

Massa molar

A massa molar de uma determinada substância ou elemento é a quantidade em gramas deste elemento a partir de 1 mol deste elemento.

Para que se possa compreender de maneira mais simples a realização do cálculo de massa molar, um dos melhores exemplos a serem observados é o da água, que possui seu valor de massa molar de 18 g/mol.

Assim, 6,02×10²³ de água correspondem a 18 gramas de água, sendo esta sua massa molar, determinada a partir da quantidade de moléculas presentes nesta amostra.

O mesmo princípio se aplica a qualquer outro tipo de material, como o ferro, que possui uma massa molar de 56g quando aplicada esta fórmula.

Desta maneira, é possível que se determine a massa molar de qualquer tipo de elemento e substância, fazendo com que se possa conhecer de maneira mais profunda a composição destes elementos, de maneira que possam ser mais utilizados para diversos fins, a partir da determinação de sua composição exata e sua reação com relação a outros materiais.