Obtenção de sais


Através da química, podemos fazer reações fantásticas acontecerem. Você faz ideia de como é realizada a obtenção de sais? Esse é um processo que pode parecer complexo, mas na verdade é bem simples nas suas composições. Para que você compreenda mais sobre esse assunto, discutiremos ao longo desse artigo qual é o verdadeiro procedimento para a obtenção de sais.

Obtenção de sais

O que são os sais?

Para iniciarmos a nossa discussão, teremos que apresentar um pouco sobre o que são os sais. Esses são elementos encontrados em diversas partes da natureza. Eles podem estar presentes em rochas, na água do mar, nos rios e nas fontes. Já no reino vegetal e animal eles podem ser encontrados como conjunto dos organismos desses seres vivos, tanto que se encontram diversos tipos de sais na natureza. Na química temos os sais simples, os hidratados, os complexos e os duplos.

Mas qual a diferença entre cada um deles? Basicamente, os sais simples são formados por um único tipo de ânion e cátion. Os sais hidratados são conhecidos por conter moléculas de água em sua substância.

Já os sais complexos são denominados assim porque se caracterizam como espécies químicas neutras que contém um íon complexo. Para explicar melhor, um íon complexo contém em sua formação um cátion metálico central que pode ser interligado a moléculas.

Por fim, os sais duplos são considerados aqueles que possuem cátions de duas bases distintas, ou ânions que são oriundos de dois ácidos diferentes. Além disso, sais duplos podem passar por um processo de hidratação.

Na química, conhecemos como sal qualquer composto que é formado por uma combinação entre uma base e um ácido. Há uma substituição do hidrogênio que se encontra no ácido por um metal ou qualquer radical eletropositivo. Temos como exemplo de sal um composto muito conhecido, o sal de cozinha, quimicamente representado por NaCl, que é caracterizado como um sal simples. Ele é um composto iônico, que se constituí por um único ânion e cátion para que se possa obter uma reação entre base e ácido.

Então, podemos dizer que a obtenção de sais pode ser realizada através de uma reação química entre uma base ou ácido, ou até mesmo pelo deslocamento de hidrogênio de um ácido por um metal. Por ser uma substância sólida, os íons naturalmente formam cristais. Porém existem sais estáveis como hidratos, ou seja, quando entram em contato com água. Grande pare de sais inorgânicos conseguem se dissolver em água, podendo originar um composto condutor de eletricidade.

Ao realizar a fórmula de um sal devemos ter a ciência que todos são neutros eletricamente. Isso significa que as fórmulas precisam ser realizadas a partir de cargas negativas e positivas para poder se igualar.

Como realizar uma obtenção dos sais?

Basicamente consiste entre uma reação de ácido e base. A partir desse princípio, surge a reação de neutralização. Para que haja uma neutralização total de ácido e base precisamos igualar a quantidade de íons H com os íons OH-. Quimicamente, podemos expressar essa reação a partir da equação abaixo:

1 H 1 OH- → 1 H2O

Mas agora vamos observar como se realiza o procedimento para a obtenção de sais a partir da formação de Cloreto de Sódio (NaCl)

HCl → H Cl-
NaOH → Na OH-

Quando ocorre esse processo, as moléculas de HCl e NAOH são capazes de produzir ânions (Cl- e OH-) e também cátions (H e Na ). A partir dessa reação, temos a formação dos íons que darão a origem ao NaCl. Para ficar mais claro, podemos exemplificar a partir da seguinte equação:

H Cl- Na OH- → NaCl H2O

Viu só? O processo pode ser bem simples. Mas você sabia que o processo de neutralização pode ser usada para amenizar os efeitos de picadas de insetos? Mas antes de qualquer coisa você precisa saber se o veneno injetado pelo inseto consiste de uma solução ácida, como por exemplo das abelhas. Para haver um corte do efeito ácido pode-se utilizar uma solução básica como o leite de magnésia.

Já para a amenização de lesões causadas por vespas, o ideal é que se aplique vinagre no local. Por ser um ácido acético, ele vai neutralizar o efeito da picada, cujo veneno consiste em uma base.

A neutralização é um processo frequente do nosso cotidiano que muitas vezes usamos para realizar pequenas atividades, como por exemplo na cozinha. Ao fazer uma limonada, sempre precisamos procurar por algum elemento que retire o azedo do limão, não é mesmo?

Como o limão é conhecido por ser uma substância ácida, precisamos adicionar uma substância básica para que o processo de neutralização ocorra; não necessariamente o açúcar, pois ele não conseguirá fazer com que o azedo seja absorvido. O ideal é que você acrescente um pouco de bicarbonato de sódio. Por ser um composto de natureza básica, fará com que a sustância fique neutralizada.