Oxidação, Redução e Número de Oxidação (Nox)


Número de Oxidação (Nox)

Neste post, vamos fazer uma revisão completa sobre um dos assuntos mais cobrados nas provas de química: oxidação, redução e número de oxidação (nox). Vamos lá?

Número de oxidação: o que é?

É um número que representa a carga elétrica do íon, ou seja, corresponde ao número de elétron que a partícula de átomo perdeu ou ganhou durante uma reação química. Este processo pode ser exemplificado pela combustão, que é uma reação de oxirredução.

No processo, os elementos químicos tendem a ganhar, compartilhar ou até perder elétrons, a fim de se tornarem estáveis.

Oxidação:

– Perda de elétrons e elevação no número de oxidação.
– Número que se relaciona à eletronegatividade

Redução:

– Ganho de elétrons e diminuição no número de oxidação.

Por exemplo, podemos citar os metais que são elementos que têm pouca eletronegatividade e, ao contrário, os ametais que são muito eletronegativos.

Número de oxidação: como encontrar?

O número de oxidação muda de acordo com a partícula, por isso, existem nox de substâncias que são simples, monoatômicos, compostos ou fixos. Este número foi criado para indicar a transferência de elétrons de uma molécula para outra durante a oxirredução.

Simples:

– Nox de cada átomo sempre vale 0, pois não existe diferença na eletronegatividade.
– Exemplo: Fe, H2, O2.

Monoatômicos

O número de oxidação deste tipo de íon corresponde a sua própria carga.

– Exemplo: K+=1

Compostos:

A soma dos Nox dos elementos que fazem parte do íon é igual ao da sua carga. Desta forma, a soma dos Nox de todos os átomos que fazem parte da molécula corresponde a 0.

– Na molécula de hidrogênio, o número de oxidação corresponde a +1, com exceção quando acontecem os hidretos metálicos, em que o nox é -1.

Fixo

São partículas que têm Nox fixo nos compostos

– Flúor: nox -1

– Alumínio: nox + 3

Assim, são várias transformações químicas que ocorrem por meio das reações de oxirredução. O processo é usado na produção de ferro, extração de metais, entre outros. Agora, que tal começar a fazer exercício sobre oxidação, redução e número de oxidação (nox), para treinar? Bons estudos e sucesso!