Funções Químicas e Nomenclatura dos Ácidos


Nomenclatura dos Ácidos

Sabemos que existe na natureza uma grande variedade de substâncias químicas. Foi para facilitar o seu estudo que surgiram os critérios que hoje utilizamos para estudar e compreender estes elementos. A organização resultante priorizou a criação de grupos onde houvesse semelhanças. Foi assim que chegamos à determinação das Funções Químicas e Nomenclatura dos Ácidos.

Lembrando que por ácido entendemos aquelas substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando um cátion (H+). Função, por sua vez, é um grupo maior onde estes elementos estarão inclusos, assim como as bases, sais e óxidos. A seguir explicamos a questão de forma mais detalhada – fique atento aos tópicos para tirar as suas dúvidas!

• Entenda as funções químicas

Basicamente por funções químicas devemos entender as semelhanças de comportamento entre grupos de substâncias. As bases, por exemplo, apresentam uma hidroxila (OH)-1 ligada à metais. Estes compostos iônicos também são chamados de hidróxidos. Em contato com a água irão liberar um ânion (OH)-. Já com os ácidos reagem produzindo sal e água.

Os sais tratam-se de compostos iônicos onde há cátion diferente de H+ e ânion diferente de (OH)-. Como descrito acima, eles são obtidos pela união de ácidos e bases. Por fim, há os óxidos, compostos que são formados por dois elementos químicos distintos, sendo um deles obrigatoriamente o oxigênio.

• Nomenclatura dos ácidos

Para nomear um ácido é necessário em primeiro lugar classificá-lo. Eles podem ser com oxigênio (oxiácidos) e sem (hidrácidos). No primeiro grupo a nomenclatura é determinada pela reação de ionização. Visualize o ácido H2CO3 para entender melhor a questão. Na reação – 2 H+ + CO3-2 – temos o ânion CO3-2 , um carbonato. A regra para os ânions terminados em ATO é usar o sufixo ICO.

Portanto, temos o ácido carbônico. Em caso de um nome terminado em ITO, teríamos o OSO como sufixo – ex: Ácido nitroso. Para os hidrácidos a regra é mais simples. Basta adicionar às primeiras letras do nome do elemento a terminação “ídrico”. Como em “Ácido Clorídrico”. Assim resumimos as principais informações sobre Funções Químicas e Nomenclatura dos Ácidos.