Principais Tipos de Reações Químicas


Reações Químicas

Quando duas (ou mais) substâncias (reagentes) são combinadas e essa combinação resulta na formação de outra substância, dá-se o nome de reação química. Sobre isso, vale destacar que em uma reação, o que se altera são as moléculas, que sofrem ação e se transformam em outras, enquanto os átomos permanecem sem qualquer alteração.

A ocorrência de uma reação química depende de alguns fatores, entre eles: a quantidade dos reagentes, as condições em que o contato entre eles se estabelece e a temperatura. Essas condições irão determinar também a velocidade da reação, isto é, se será uma reação rápida ou lenta.

São quatro os principais tipos de reações químicas. Veja cada um deles:

Reação de Síntese

Também chamada de reação de adição, as reações de síntese é quando uma determinada substância é adicionada à outra, formando assim, uma substância mais complexa.

Reação de Análise

As reações de análise, também chamadas de reações de decomposição, é justamente o contrário da reação de síntese. Trata-se de quando uma substância é exposta às condições que causem a divisão em duas, ou mais, substâncias classificadas como simples. A decomposição pode acontecer de três formas: pirólise, que é a decomposição do calor; fotólise, que é a decomposição da luz; e eletrólise, que é a decomposição da eletricidade.

Reação de Deslocamento

Também chamada de Simples Troca ou de reação de substituição, a reação de deslocamento é quando a combinação de uma substância simples com uma substância composta faz com que a simples se transforme em composta, e vice-versa. Ou seja, a substância que antes era composta passa a ser simples, depois da reação, e a simples, passa a ser composta.

Reação de Dupla-Troca

E por fim, a reação de dupla-troca, também conhecida como dupla substituição, é a reação onde duas substâncias compostas são combinadas, originando outras duas substâncias compostas diferentes.