Propriedades Físicas de Compostos Orgânicos e Petróleo


Propriedades Físicas de Compostos

As propriedades físicas são dados muito importantes para a utilização de qualquer tipo de compostos, sendo os números que indicam o ponto de ebulição, ponto de fusão ou a solubilidade, por exemplo, de um determinado composto.

Isto faz com que seja possível conhecer a maneira correta de se utilizar tais compostos em experimentos químicos e físicos, além de permitir o trabalho mais adequado para cada composição, fazendo com que sejam muito mais úteis e seguras, evitando que os compostos sejam utilizados de maneira incorreta.

Desta maneira, cada tipo de composto deve ter suas propriedades físicas conhecidas antes de seu uso, para que seja possível controlar suas reações físicas e garantir um melhor resultado de seus experimentos e trabalhos.

Propriedades físicas dos compostos orgânicos

Os compostos orgânicos são bastante variados, apresentando assim uma grande diversidade de compostos, com características diferentes entre si. Isto faz com que sejam distintos com relação a suas estruturas, funções e ligações químicas.

Isto significa que cada tipo de composto possui uma determinada propriedade física diferente, devendo ser observada a característica de cada um destes compostos, como o ponto de fusão ou o ponto de ebulição.

Assim, o uso de cada tipo de composto orgânico depende da propriedade física deste composto orgânico, não existindo um número idêntico para todos os compostos. Isto significa dizer que um composto orgânico é independente dos demais, com características próprias que o diferenciam os demais.

Propriedades físicas do petróleo

O petróleo é composto por uma série de hidrocarbonetos diferentes, cada qual com suas propriedades físicas distintas. Assim, com a variação de temperatura a qual é exposto o petróleo, podem ser obtidos diferentes tipos de derivados.

Entre os principais hidrocarbonetos que compõem o petróleo, podem ser destacados o metano, propano, etano, butano, hexano, octano, entre outros, cada qual com seus respectivos pontos de ebulição ou fusão.