Reações de Deslocamento entre Metais e Ametais

Reações de Deslocamento

O que é uma reação de deslocamento?

Reação de deslocamento é uma reação química na qual um elemento mais reativo desloca um elemento menos reativo de seu composto. Tanto metais como ametais participam de reações de deslocamento.

Exemplo: Reação entre o ferro e uma solução de sulfato de cobre.

Como a reatividade química dos metais está ligada à sua posição na série eletroquímica?

A reatividade química dos metais está relacionada com suas posições relativas na série de atividades. Certos metais têm a capacidade de deslocar algumas moléculas metálicas a partir das soluções aquosas de seus sais. Um metal colocado mais alto na série de atividade pode deslocar o metal que ocupa uma posição mais baixa da solução aquosa de seu sal. A reação de deslocamento não se limita apenas aos metais. Até mesmo os não-metais podem participar dessas reações.

Bons exemplos são halogênios. A série de atividade de halogênio é F> Cl> Br> I.

Uma coisa importante para lembrar com a reação de deslocamento único é que os elementos que formam cátions só podem substituir cátions e elementos que formam ânions só podem deslocar ânions.

Classificação de reação de deslocamento único:

• Reações de substituição de ânion

Nesta reação, um ânion substitui outro da sua solução. Um ânion é um íon carregado negativamente ou não-metal. Por exemplo, o halogênio mais reativo substitui o halogênio menos reativo de sua solução.

O cloro desloca o bromo de uma solução aquosa de brometo de sódio.

Cl₂(g) + 2NaBr(aq) → 2NaCl(aq) + Br₂(g)

O bromo esvazia o iodo da solução de iodeto de potássio.

Br₂(g) + 2Kl(aq) → 2KBr(aq) + I₂(g)

• Reação de substituição de cátion

Nesta reação, um cátion substitui o outro da sua solução. Um cátion é um íon ou metal carregado positivamente. Todas as reações de deslocamento de metal são reações de substituição de cátions.

Se uma tira de metal de magnésio é colocada em solução de sulfato de cobre, a cor azul do sulfato de cobre desaparece e o metal de magnésio fica marrom como o cobre deslocado é depositado sobre ele.

Mg(s) + CuSO₄(aq) → MgSO₄(aq) + Cu(s)