Sais: Conceito, Propriedades, Fórmula Geral e Classificação
Os sais são compostos químicos inorgânicos que são encontrados em nossa rotina diária, como o sal de cozinha, um dos mais conhecidos (NaCl). Podemos dizer que se trata de compostos iônicos que são obtidos a partir da reação de um ácido e uma base. Ambos precisam ser fortes, pois o resultado da reação é um sal e água.
Quando ocorre a reação ácido-base, o sal formado terá um cátion da base e um ânion do ácido.
Propriedades e fórmula geral dos sais
Algumas propriedades específicas dos sais são:
•A maioria apresenta sabor salgado. A exceção é o Na2SO4, com sabor amargo;
•Quando um sal é colocado em água, ele passa a ser condutor de eletricidade;
Sua fórmula geral é bastante simples. Como é composto por um cátion da base e um ânion do ácido, sempre será formado por Cátion + nion. Lembrando que o cátion é sempre positivo e o ânion negativo. Se possuírem valores iguais se anulam e o composto pode ser descrito como: NaCl.
Classificação
Os sais podem ser classificados em:
•Sais ácidos: possuem dois cátions e apenas um ânion. Ocorrem quando há neutralização parcial do ácido. São chamados também de hidrogeno-sal e possuem um íon de hidrogênio H+ em sua molécula. Ex: CaHPO4.
•Sais básicos: apresentam dois ânions e somente um cátion. Ocorrem quando há neutralização parcial da base. São conhecidos também como hidroxi-sal e possuem um íon OH- em sua molécula. Ex: PbOHNO3.
•Sais mistos: são compostos que apresentam dois cátions ou dois ânions diferentes, exceto H+ ou OH-. Ex: CaNaPO4.
•Sais hidratados: são aqueles que apresentam uma quantidade de água dentro de seu retículo cristalino. O sal recebe um nome diferente, de acordo com a água de cristalização. Ex: CaCL 6H2O (cloreto de cálcio hexa-hidratado).
•Sais neutros: chamados também de sais normais, são resultados da neutralização total de um ácido e uma base que reagiram um com o outro. Sua fórmula não possui íons H+ ou OH-. Ex: NaCl.