Ácidos: Propriedades e Classificação


Ácidos

Neste post, você vai fazer uma revisão sobre os ácidos e suas propriedades e classificações. Existem vários tipos de classificações para os ácidos, mas você sabe o que eles são? É toda substância que sofre ionização em presença de água originando o íon cátion H+.

Ácido: classificação e propriedade

Entre as principais estão:

Grau de ionização: é a relação existente entre o número de moléculas que são ionizáveis com o total de moléculas que estão dissolvidas. Está propriedade é representada pelo símbolo α.

Volatilidade: corresponde a facilidade do ácido de passar do estado líquido para o gasoso. A maioria, por exemplo, pode ser considerada volátil, sabia? Um exemplo comum é o vinagre, em que o cheiro pode ser facilmente percebido por causa do ácido acético.
Quando o ácido não é volátil, ele é chamado de fixo como, por exemplo, o ácido sulfúrico.

Força ácida: Quanto mais íons H+ presente na solução, mais ácida ela é. Ou seja, a força é caracterizada justamente pela presença desses íons. Desta forma, a facilidade é medida por meio da maneira que os íons podem ser dissolvidos na água ou em outros tipos de solventes.

Por exemplo, entre alguns tipos de ácidos fortes estão o ácido clorídrico (HCI), ácido bromídrico ( HBr), entre outros.
A sustância também pode classificada de acordo com o número de hidrogênios que são ionizáveis como:

Monoácidos: as moléculas liberam apenas um íon H+

Diácidos: as moléculas liberam dois íons H+

Triácidos: as moléculas liberam três íons H+

Tetrácidos: as moléculas liberam até 4 íons H+.

Ácido: curiosidades!

Outra curiosidade sobre os ácidos e suas classificações e propriedades, é que quando a substância está em solução aquosa, consegue gerar eletricidade. Por quê? Pois os ácidos transformam-se em íons.

Além disso, quando os ácidos reagem com as bases, ou seja, em reações que ocorrem neutralizações, formam sais e água. A substância também pode ser usada como indicadora, como é o caso da fenolftaleína, em que o ácido altera a cor da composição química.