Soluções Insaturadas, Saturadas e Supersaturadas e Concentração de Soluções


Soluções Insaturadas, Saturadas e Supersaturadas

São chamadas de soluções químicas as misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias. Seus componentes são denominados solvente e soluto, sendo que:

– Solvente é a substância que dissolve;
– Soluto é a substância dissolvida.

Na maioria dos casos, o solvente é a substância em maior quantidade em uma solução. Um exemplo do dia a dia é a mistura entre água e sal, em que a água é o solvente e o sal, o soluto.

1 Tipos de soluções

Os tipos de soluções são determinados de acordo com uma relação estabelecida entre o soluto e o solvente em uma certa temperatura. Imagine colocar 10 gramas de sal em um copo com 500 ml de água a 35 graus: todo o sal é dissolvido completamente.

Já em uma mistura com 100 gramas de sal em 200 ml de água a 15 graus, parte desse sal não será dissolvido e permanecerá no fundo do recipiente. Essa sobra é chamada na Química de precipitado, corpo de chão ou corpo de fundo.

Existe uma quantidade limite ou máxima de soluto que se dissolve em um solvente. Essa relação é chamada de coeficiente de solubilidade. Assim, podemos classificar uma solução de três maneiras:

– Solução insaturada: é a solução em que a quantidade de soluto está abaixo do seu coeficiente de solubilidade. Ou seja, é possível colocar mais soluto que ainda será dissolvido.

– Solução saturada: é a solução que apresenta o coeficiente de solubilidade. Nesse caso, a quantidade de soluto presente é o máximo que se pode obter.

– Solução supersaturada: quando se aquece uma solução saturada com corpo de fundo, esse soluto vai se dissolver, pois o coeficiente de solubilidade aumenta nessa situação. Quando a solução esfria, o precipitado volta a se formar.

2 Concentração de soluções

A concentração de uma solução relaciona a quantidade do soluto com o volume da solução toda. Em via geral, é uma razão expressa da seguinte forma:

C = m/V

C = concentração comum (g/L)
m = massa do soluto (g)
V = volume da solução (L)

Existem outras relações entre soluto, solvente e solução em uma mesma mistura, tais como:

– Densidade: é a relação entre a massa e o volume da solução

– Título: é a relação entre a massa de soluto com a massa da solução ou o volume do soluto com o volume da solução.

– Fração molar: é a razão do número de mols de um componente pelo número total de mols de todos os componentes.

– Molaridade: também conhecido como concentração molar, é o número de mols do soluto dissolvido por litro de solução.

– Molalidade: é o número de mols de soluto dissolvido por quilo de solvente.