Soluções: Classificação, Solubilidade e Tipos de Dissolução


Soluções: Classificação, Solubilidade e Tipos de Dissolução

As soluções são muito presentes no cotidiano, podendo ser observadas, por exemplo, como diversos tipos de alimentos e também como medicamentos. Isto faz com que sejam muito importantes no dia a dia, sendo fundamental que se conheça um pouco mais sobre as soluções.

Classificações das soluções

De uma maneira geral, as soluções podem ser divididas em três grupos, fazendo com que sejam classificadas de acordo com cada grupo. Esta classificação pode ser realizada de acordo com o estado físico da solução, a proporção de soluto-solvente da solução, ou ainda pela condução de corrente elétrica de uma solução.

A classificação das soluções de acordo com seu estado físico divide as soluções entre sólidas, líquidas e gasosas, sendo assim uma classificação simples, sendo feita apenas com base na observação do estado físico que a solução apresenta.

Na classificação feita pela proporção de soluto-solvente, as soluções podem ser classificadas como diluída ou concentrada. Já na classificação por condução da corrente elétrica, as soluções podem ser classificadas como iônicas ou moleculares.

Solubilidade

A solubilidade de uma solução é a quantidade máxima que pode se dissolver quando aplicado um determinado tipo de solvente. Quando há um volume maior de soluto, acontece um acúmulo deste material no fundo do recipiente ao qual é aplicado para a determinação desta solubilidade.

Tipos de dissolução

A dissolução de um determinado soluto pode ser dividida em dois tipos distintos, o endotérmico e o exotérmico. Confira a seguir as diferenças entre estes tipos:

– Dissolução endotérmica

Na dissolução endotérmica, um soluto se dissolve de acordo com o aumento da temperatura, absorvendo o calor do solvente e realizando uma troca térmica que proporciona sua dissolução.

– Dissolução exotérmica

Diferentemente da dissolução endotérmica, na exotérmica é o soluto que deve passar o calor ao solvente. Assim, quanto maior a temperatura do solvente, menor será a solubilidade do soluto.