Categorias Quí­mica

Substâncias químicas em foco

Talvez muitos não conheçam a imensa utilidade dos compostos químicos no dia a dia, por isso, abaixo segue uma lista com as substâncias que fazem parte da vida da maioria das pessoas.

Hidróxido de sódio (NaOH)

O hidróxido de sódio, popularmente chamado se soda cáustica, é um hidróxido corrosivo utilizado na indústria, especialmente como suporte químico, na produção de tecidos, papel, detergente, biodiesel e alimentos. É considerada uma base forte.

Possui eventualmente utilizada doméstica para a abertura de sumidouros e encanamentos, uma vez que dilui gorduras. É extremamente corrosivo e pode gerar cicatrizes, queimaduras e cegueira por causa da sua alta reatividade.

Age de maneira exotérmica e com a água e é gerado por eletrólise de uma solução liquida de cloreto de sódio, sendo gerado em conjunto com o cloro.

Cuidados

1) Consumo: pode provocar lesões sérias e permanentes a estrutura gastrointestinal

2) Pele: Perigoso. Os sinais podem ser uma simples irritação ou até uma úlcera muito grave.

3) Olhos: Perigoso. Pode ocasionar queimaduras, lesões conjuntivas ou na córnea.

Hidróxido de magnésio (MgOH2)

Hidróxido de magnésio é um elemento sólido de cor branda que acontece de maneira natural como mineral brucita e pode ser concebido fazendo a reação de sulfato de magnésio com soluto de hidróxido de sódio. É mais conhecido como leite de magnésia pela aparência láctea.

MgSO4(aq) + 2 NaOH(aq) –> Mg(OH)2 + Na2SO4

O sulfato de magnésio pode ser trocado por alguns sais de magnésio e o hidróxido de sódio, por sua vez, por hidróxido de amônio ou hidróxido de potássio.

É utilizado na purificação do açúcar e no processamento do urânio. Na medicina é relevante como laxante e antiácido, uma elevação com cerca de 8% de hidróxido de magnésio aquoso.

Óxido de cálcio (CaO)

O óxido de cálcio, mais conhecido como cal, é uma das substancias mais relevantes para a indústria, sendo adquirida pela decomposição térmica a 900°C do calcário. Também denominado como cal virgem ou cal viva, é um elemento sólido na cor branca.

Essa substancia é geralmente usada na indústria de construção civil para preparação das argamassas com que se levantam os muros e paredes e também a elaboração dos procedimentos de pintura.

A cal também tem utilidade na indústria de cerâmica, farmacêuticas e siderúrgicas como agente desodorizador ou branqueador. Na agricultura, a cal é utilizada para gerar hidróxido de cálcio, que tem como objetivo o equilíbrio da acidez da terra e, na metalurgia extrativa, é usada para afastar a escória do ferro.

Sulfato de Bário (BaSO4)

O sulfato de bário é um sólido cristalino na cor branca, pouco dilúvio em água e demais solventes comuns, porém é solúvel em acido sulfúrico condensado. É bastante normal em minérios de bário.

O sulfato de bário é usado na produção de pigmentos artificiais de marfim, papéis fotográficos, celofane, linóleo, enchimento de borracha, papel, fibras e resinas, tintas, pigmento para colorir papel e é utilizado como pigmento verde nos fogos de artifício. É a principal maneira de contraste sintético nos exames de radiografia do sistema digestório.

Sacarose (C12H22O11)

A sacarose, popularmente conhecida como açúcar, é um modelo de glicídio constituído por uma molécula de frutose e uma de glicose gerada pela planta ao executar o método de fotossíntese.

A sacarose ou açúcar é muito repartido entre as melhores plantas. Situa-se na beterraba e na cana de açúcar, sendo que o suco de cana, chamado de garapa, apresenta de 15 a 20% e o de beterraba de 14 a 18% de açúcar. É doce e seu aquecimento por leveduras é muito usado no comercio.

O açúcar é geralmente achado no estado cristalino e sólido e utilizado para mudar o gosto de alimentos e bebidas. Mais da metade da energia fundamental para um ser humano viver pode ser achado na natureza, perante o formato de amidos e açucares.

Monóxido de carbono (CO)

O monóxido de carbono é um gás suavemente inflamável, inodoro, incolor e extremamente perigoso por causa de sua toxicidade. É gerado pela queima em situações de escasso oxigênio ou altas temperaturas de carvão ou certos materiais repletos de carbono, como oriundos do petróleo.

Dióxido de carbono (CO2)

O dióxido de carbono ou gás carbônico ou anidrido carbônico é um elemento químico formado por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio.

Na estrutura, o dióxido de carbono é formado por moléculas de natureza apolar e de geometria linear. Devido a isso as fixações intermoleculares são fracas, fazendo com que ele se torne um gás em condições ambientes. Daí a nomenclatura popular gás carbônico.

Esse gás é liberado pelos animais e seres humanos e recebido pelas plantas.

Etanol (C2H5OH)

O etanol, popularmente chamado de álcool, é uma substancia orgânica adquirida da hidratação do etileno, fermentação de açucares ou redução de acetaldeído, e achado em bebidas como vinha, cerveja e aguardente, assim como na indústria de perfumes.

No Brasil, essa substancia também é usada como combustível, compondo assim um comércio em desenvolvimentos para um combustível adquirido de forma renovável.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024