Termoquímica: O que é, Características e Entalpia


Termoquímica

A Termoquímica estuda os processos de transferência de calor em reações químicas e alterações de estado sólido, líquido e gasoso. Em uma reação química, pode haver liberação ou absorção de energia, sendo que o corpo que apresenta temperatura mais elevada transfere o calor àquele com temperatura inferior. Nesse processo, a reação química pode exotérmica ou endotérmica.

Reação exotérmica: há liberação de energia, ou seja, o corpo com temperatura alta libera calor para outro com temperatura menor. Na alteração do estado líquido para sólido ou gasoso para líquido ocorre a transferência de energia. Exemplo: combustão do carvão e da gasolina, a queima de uma fogueira ou vela, a transformação da água em gelo.

Reação endotérmica: o corpo com temperatura mais baixa absorve o calor daquele que apresenta temperatura mais alta. A mudança do estado líquido para gasoso e do sólido para líquido implica em uma reação endotérmica. Exemplo: no processo de fotossíntese ou ao cozinhar alimentos, ocorre uma reação endotérmica.

Entalpia: transferência de energia em reações químicas

A quantidade de energia transferida em reações químicas é mensurada através da variação da entalpia. Em química, o símbolo para entalpia é H. Sendo assim, a variação de entalpia é especificada como ΔH. Para mensurar a entalpia, consideram-se a energia inicial ou entalpia da substância reagente e a energia final ou entalpia do resultado da reação química.

A Lei de Hess estabelece a seguinte fórmula para medir a variação de entalpia: ΔH = Hf – Hi.

Resultado negativo: corresponde a uma reação exotérmica, com transferência de calor

Resultado positivo: ocorre uma reação endotérmica, com absorção de calor

Tipos de entalpia

1. Formação: corresponde à quantidade de energia absorbida ou liberada para a formação de 1 mol da substância simples.

2. Combustão: corresponde à liberação de energia necessária para a combustão de 1 mol da substância.