Categorias Quí­mica

Variação da pressão e deslocamento do equilíbrio químico

Quando falamos em química, normalmente nos vêm à cabeça alguns elementos, reações e até mesmas fórmulas e denominações importantes para a produção de alguns medicamentos, alimentos, entre outros.

Quando falamos em reações, os conceitos de proporcionalidade, equilíbrio, velocidade e balanceamento são muito importantes e, por isso, estudados com afinco por alguns alunos. Nós sabemos que uma reação só esta equilibrada quando as velocidades da duas reações (a direta e a inversa) são iguais, mas isso só acontece quando as concentrações dos reagentes também não se alteram.

Mas, o equilíbrio das reações químicas é algo muito vulnerável o que faz com que mudanças na pressão, temperatura, velocidade, entre outros podem simplesmente alterar toda a reação e acabar causando o que chamamos de deslocamento do equilíbrio químico.

Le Chatelier e o equilíbrio químico

Foi pensando nisso que o químico francês Henri Le Chatelier formulou um princípio que diz que um sistema de equilíbrio químico pode sofrer com qualquer perturbação de ordem externa e que isso faz com que o deslocamento aconteça sempre na ordem inversa da perturbação que o ocasiona.

O químico Chatelier ainda observou que entre essas perturbações de ordem externa estavam as condições de pressão, a adição ou retirada de um ou mais substâncias presentes no sistema e também na temperatura dessa reação.

Foi dele também a ideia de que a adição da quantidade de qualquer participante da reação fará com que a concentração dessa substância se altere, o que irá favorecer a reação consumida por essa substância. Do mesmo modo que a retirada de alguma do que o químico chamou de componente, fará com que a reação desse componente seja diretamente alterada.

Já quando falamos em temperatura, é preciso lembrar que o princípio de Le Chatelier afirma que (se estiver em pressão constante), o aumento da temperatura sempre irá fazer com que o equilíbrio se desloque para o lado da reação que está absorvente o calor, já se a temperatura for diminuída o deslocamento acontecerá sempre no sentido de quem libera o calor.

Variação de pressão

Quando falamos da variação de pressão é comum que sempre lembremos das reações existentes entre gases. De acordo com Gay-Lussac a reação dos volumes dos dois gases que participam da reação será sempre proporcional a relação entre os seus coeficientes estequiométricos.

Isso quer dizer que a proporção do numero de moléculas dos reagentes e nos produtos será sempre a mesma que os coeficentes presentes na reação. Para exemplificar funciona da seguinte maneira: se uma reação possui na sua concentração de reagentes 8 moléculas enquanto os produtos possuem 4 moléculas, o volume dos reagentes (de 8 moléculas) será sempre maior do que o volume dos produtos (que só possuem 4 moléculas).

Se por acaso a pressão dessa reação for alterada o equilíbrio de todo o sistema irá se deslocar sempre no sentido do menor volume existente na reação. Nesse caso, o desequilíbrio irá acontecer sempre na direção do produto.

O químico francês Chatelier tinha em mente que quando falamos de uma reação entre gases a variação de volume sempre pode ser grande, já que a natureza dos gases permite essas alterações sempre relacionada a pressão que está sendo exercita na reação.

No entanto, se realizarmos o aumento da pressão em uma reação na qual a temperatura e as massas das substâncias são constantes, essa variação da pressão sempre irá ocasionar a diminuição do volume desses gases e, por consequência, o aumento de suas concentrações.

Para o químico qualquer perturbação que aconteça em relação à pressão existente no sistema fará com que o equilíbrio sempre faça o deslocamento para o lado no qual é possível minimizar diminuir essa perturbação e se restabelecer um novo equilíbrio. Com isso temos:

– Pressão menor = volume maior
– Pressão maior = volume menor

Por isso, podemos dizer que sempre quando há o aumento da pressão essa mudança acaba por provocar o que chamamos de contração do volume e isso faz com que o equilíbrio faça o deslocamento para o lado que possui o menor valor.

Já se nós diminuímos a pressão o que acontece é que o volume se expande, fazendo dessa maneira com que o equilíbrio acabe se deslocando sempre para quem tiver o maior volume.

Vale lembrar essa variação de pressão não acontece nas substâncias que são sólidas, isso porque na química elas são incompreensíveis. Por isso, toda vez que a pressão é aumentada em uma reação que tem substâncias sólidas, o deslocamento sempre irá acontecer no sentido dessas substâncias, mesmo que elementos gasosos façam parte dessa reação.

Também devemos lembrar que se o número de mol dos reagentes e produtos forem os mesmos a variação feita pela pressão não irá ocasionar nenhum deslocamento de equilíbrio, que permanecerá sempre o mesmo.

Por último ainda sabemos que se um gás inerte for adicionado a reação ele também não provocará nenhuma alteração no equilíbrio, mas a pressão total do sistema acabará sendo aumentada.

This post was last modified on 7 de janeiro de 2019 17:45

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024