Introdução à Geografia: Geografia Física e Humana e Escolas Geográficas; Universo

Geografia,

Introdução à Geografia

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, considerado o lugar onde se manifestam os fenômenos sociais. Ele é produzido a partir da dinâmica das relações estabelecidas entre o ser humano e o meio onde habita.

Pode-se dividir a Geografia em duas categorias (que devem ser estudadas em conjunto), de acordo com o objeto principal de análise:

– Geografia Física: é a área voltada para a análise do espaço natural, ou seja, tudo o que pertence ao plano terrestre. Aborda as características relativas ao planeta, como a dinâmica e os elementos naturais, como o clima, hidrografia, topografia, relevo, geologia, vegetação, entre outros.

– Geografia Humana: tem como objeto de estudo o espaço elaborado pelo ser humano. Analisa o meio em que vivemos a partir da organização e da modificação dentro da relação entre homem e natureza, como as populações, suas estruturas e seus movimentos, as cidades, o campo, as indústrias e os serviços.

Escolas geográficas
A relação entre o ser humano e a natureza pode ser analisada a partir de uma dessas três vertentes:

– Escola possibilista: o homem é um elemento ativo e tem condições plenas de alterar a natureza a fim de adaptá-la às suas necessidades.

– Escola determinista: o homem é considerado um produto do meio, e a natureza seria o fator determinante do seu modo de vida.

– Escola crítica: a Geografia possui papel fundamental para a cidadania, já que o ser humano é um indivíduo capaz de articular conceitos, de refletir sobre o mundo em que vive e de atuar ativamente em transformações.

O universo
O estudo de determinados aspectos do universo é uma forma de compreender a presença humana sobre a Terra. Podemos defini-lo como o espaço sideral onde se encontram elementos como galáxias, nebulosas, planetas, buracos negros, estrelas, cometas, satélites, asteroides e outros que ainda não são conhecidos ou apreendidos pela nossa ciência.