Sistema Solar, Teóricos do Universo, Sol, Planetas, Asteroides, Meteoros, Satélites e Eclipse da Lua


Sistema Solar, Teóricos do Universo

O sistema solar, que corresponde a uma parcela relativamente pequena do universo, foi gerado há mais de 4,6 bilhões de anos. Esse pedaço da galáxia, onde nós vivemos, também abriga planetas, asteroides, meteoros e muitos outros corpos.

O que existe no sistema solar?
O sistema solar foi formado a partir de uma nuvem de gás e poeira. Essa matéria se achatou e acabou formando o Sol. Ele é, literalmente, a principal estrela de todo o sistema solar.

Todos os corpos giram em torno dele por causa de seu domínio gravitacional. Além disso, o Sol tem uma massa mais de 300 mil vezes maior que a da Terra e fica a cerca de 150 milhões de km do nosso planeta.
E a estrela do sistema está acompanhada dos:

– Planetas: corpos celestes que orbitam uma estrela. Oito planetas são conhecidos no sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

– Asteroides: corpos metálicos rochosos que orbitam em torno de uma estrela. Nosso sistema tem, atualmente, mais de 700 mil asteroides identificados.

– Meteoros: pequenas partículas de poeira que circulam em uma velocidade altíssima. Também são chamados de estrelas cadentes.

– Satélites naturais: corpos celestes que orbitam um planeta. Foram identificados, atualmente, mais de 525 satélites no sistema solar. A Lua é o satélite natural da Terra. Um fenômeno que acomete a lua é o eclipse. Isso acontece quando ela fica oculta, de maneira parcial ou total, sob a sombra da Terra.

Teóricos do Universo
O conhecimento acerca do sistema solar e do universo em geral foi construído a partir de gerações de pensadores. Entre eles estão nomes como Immanuel Kant, Pierre Simon Laplace, Emanuel Swedenborg, Aristarco, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, Isaac Newton e outros.

Contemporaneamente, nós temos e tivemos grandes pesquisadores como Albert Einstein, Edwin Hubble, Stephen Hawking, Max Tegmark e Carl Sagan.