A Terra no Espaço, Movimentos, Estações do Ano, Orientação e Coordenadas Geográficas


A Terra no Espaço, Movimentos, Estações do Ano
A Terra é um dos planetas do sistema solar, sendo o terceiro planeta mais afastado do Sol, distância que propicia as condições climáticas necessárias para que haja a vida no planeta. Quanto a seu tamanho, a Terra é apenas o quinto maior planeta do sistema solar.

Com relação ao formato, a Terra é esférica, o que pode ser visualizado por meio de imagens aéreas, obtidas via satélite. No entanto, já no século IV A.C. Aristóteles já comprovava que a Terra é redonda por meio dos eclipses.

Movimentos da Terra e estações do ano

A Terra possui movimentos que são extremamente importantes para os seres vivos, que são os movimentos de rotação e de translação.

O movimento de rotação é realizado pelo planeta com relação a seu próprio eixo, fazendo com que a Terra gire, ocasionando assim os dias e as noites.

Já o movimento de translação é o que a Terra faz com relação ao Sol, dando a volta ao seu redor. Este movimento tem a duração de 365 dias, além das 5 horas, 48 minutos e mais 48 segundos que geram, a cada quatro anos, o ano bissexto.

Estes movimentos acarretam também nas estações do ano, que acontecem devido às diferentes distâncias da Terra com relação ao Sol durante o movimento de translação, originando assim os períodos de primavera, verão, outono e inverno.

Orientação e coordenadas geográficas

O principal meio de orientação no planeta Terra é por meio do Sol, que nasce sempre ao leste e se põe a oeste. Desta forma, se originou a palavra oriente, para designar o lado que o sol nasce, servindo como orientação às pessoas.

Além disso, as coordenadas geográficas são uma forma de localização no planeta, por meio de linhas imaginárias paralelas à linha do Equador e ao meridiano de Greenwich. Assim, por meio do cruzamento destas linhas é possível se identificar a latitude e longitude de um determinado lugar na Terra.