Usina Termoelétrica


O que são usinas termoelétricas?

Uma usina termoelétrica pode ser definida como uma instalação do tipo industrial que tem como principal objetivo a geração de eletricidade (ou seja, de energia elétrica) em grande escala.

Usina Termoelétrica
Mas afinal, como essa produção ocorre?

A geração de energia elétrica é possibilitada por meio da liberação de energia em forma de calor – o que por sua vez, ocorre através da combustão de componentes renováveis ou não (com destaque para os combustíveis).

Na grande maioria dos casos, um combustível do tipo fóssil (como é o caso do petróleo, carvão ou gás natural) é queimado em uma câmara de combustão. Posteriormente, a potência mecânica permite que o vapor transporte as pás das turbinas, fazendo com que cada uma delas se conecte a um gerador responsável pela produção da eletricidade.

A energia, após produzida, é levada dos terminais do gerador (por meio de barras ou cabos condutores) até os transformadores elevados. Lá, as linhas de transmissão se responsabilizam por elevar sua tensão, tornando-a adequada para as centrais de consumo.
De modo geral, o processo que leva à produção de energia elétrica é baseado em três fases:

1. Queima do combustível fóssil em questão – como gás natural, óleo, petróleo ou carvão. Nesta etapa, o calor formado na caldeira é capaz de transformar água em vapor;

2. Utilização de tal vapor (que conta com elevadíssimas pressões) para possibilitar o giro da turbina – sendo este último o responsável por acionar o gerador elétrico;

3. Com o vapor em condensação, todos seus resíduos de energia térmica passam por um processo de refrigeração – o que permite que a água volte à caldeira e o ciclo seja finalizado.

As usinas termoelétricas podem ser classificadas de várias formas, mesmo que o processo que leve à geração de energia seja o mesmo na grande maioria dos casos. O que muda, no caso, é o tipo de combustível utilizado para a sua produção.

Alguns tipos de usinas são:

  • Usinas termoelétricas a carvão;
  • Usinas termoelétricas a óleo;
  • Usinas nucleares;
  • Usinas a gás – neste caso em específico, turbinas de gás são alimentadas por meio de um gás natural em alta temperatura, que quando queimado, passa a ser utilizado na produção de vapor.

Uma vantagem das usinas termoelétricas é que elas ocupam uma área relativamente pequena do que quando em comparação às usinas hidrelétricas. E no que diz respeito aos níveis de produção, eles são quase dobrados. Não à toa, os custos para o desenvolvimento de usinas hidrelétricas são mais elevados, o que implica diretamente na alta da cobrança dos consumidores pelo uso de energia.

Mais informações sobre as usinas termoelétricas

De modo geral, a fonte utilizada para a queima em usinas termoelétricas não é renovável, mas sim, do tipo fóssil. Deste modo, grande se torna a preocupação de especialistas na área sobre a disponibilidade de tais recursos naturais com o passar do tempo, sendo os prejuízos deste uso encontrados tanto no médio como no longo prazo.

Além disso, há ainda o questionamento sobre a grande concentração de poluentes que acabam sendo produzidos no processo de geração de energia elétrica. As usinas termoelétricas são hoje as maiores responsáveis pela emissão de CO2 (dióxido de carbono) no planeta.

Atualmente, o carvão mineral é a maior fonte de geração de energia em usinas termoelétricas, uma vez que seu custo é o mais em conta e tal recurso está disponível em abundância (principalmente em território brasileiro).

Uma observação importante diz respeito às usinas nucleares, que também são responsáveis pela produção de energia elétrica (mesmo que geralmente confundidas).

Outra consideração sobre o assunto diz respeito ao consumo excessivo de água nas usinas termoelétricas. Tal recurso precisa ser utilizado tanto na alimentação dos sistemas de refrigeração de turbinas, como também, para a produção de calor. Sendo assim, o impacto ambiental também é alto – o que ainda implica no fato de que, no caso de escassez da água, haverá também problemas na produção e distribuição de energia elétrica.

Algumas curiosidades sobre as usinas termoelétricas são:

• Hoje as usinas termoelétricas são as maiores responsáveis pela produção de energia elétrica em todo o mundo, representando mais de 70% de toda a geração no planeta;

• As usinas termoelétricas são desenvolvidas especialmente em países desenvolvidos, o que torna os debates sobre meio ambiente e disponibilidade de recursos naturais ainda mais importantes em âmbito mundial;

• No Brasil há a predominância de usinas hidroelétricas (principalmente por conta dos elevados custos para a construção das termoelétricas). Neste sentido, as termoelétricas são utilizadas tanto como fontes para reservas (em decorrência de crises energéticas) como também para o abastecimento de indústrias;

• Em nosso território, as usinas termoelétricas são responsáveis por apenas 7,5% de toda a produção nacional de energia elétrica – o que ainda só é possível quando todas elas estão em funcionamento simultâneo;

• Atualmente o Brasil lança no meio ambiente cerca de 4,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono.