Isomeria Plana – Função

Quí­mica,

Isomeria Plana – Função

Quando a isomeria se apresenta em moléculas planificadas, ela é denominada como Isomeria Plana. Por sua vez, a Isomeria Plana se divide entre: Isomeria Plana de função, Isomeria Plana de cadeia, Isomeria Plana de Tautomeria, Isomeria Plana de Posição ou Isomeria Plana de compensação, cada qual com suas características. Nesse artigo, especificamente, o que nos interessa é compreender a Isomeria Plana – Função. Na isomeria de função, há átomos, como o oxigênio, que trocam de posição na cadeia carbônica e, com isso, modificam a função química do composto.

Isomeria Plana - Função

Isto é, a Isomeria Plana – Função ocorre quando os compostos isômeros se diferem pela sua função orgânica. Ou seja, são compostos químicos que apresentam a mesma fórmula molecular e, no entanto, apresentam funções orgânicas diferentes. O Álcool e o Éter, por exemplo, dão margem para fazer compostos isômeros diferentes, assim como, também, os compostos Aldeído e Cetona, Éster e Ácido Carboxílico, além dos compostos aromáticos Fenol, Álcool e Éter. Os três exemplos citados aqui apresentam a mesma fórmula molecular, porém com diferentes arranjos atômicos.

Quer saber tudo sobre Isomeria Plana – Função e suas características? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você sobre esse tema!

Veja abaixo:

• Isomeria Plana – Função: o que é?

Também chamada de “isomeria funcional” nos estudos de Química, a Isomeria Plana – Função ocorre quando a diferença entre os isômeros está localizada no grupo de função ao qual esses isômeros pertencem.

No caso do exemplo da isomeria Álcool – Éter, por exemplo, podemos perceber que ambos possuem a mesma fórmula de moléculas (C2H6O). No entanto, o etanol pertence ao grupo dos álcoois, enquanto o isômero metoximetano pertence ao grupo dos éteres.

Confira:

H3C ─ O ─ CH3 H3C ─ CH2 ─ OH
Metoximetano Etanol

No exemplo da isomeria Aldeído – Cetona, ambos com fórmula molecular (C3H6O), por sua vez, notamos que um isômero refere-se à propanoma, que pertence ao grupo dos aldeídios, enquanto o outro refere-se ao propanal, do grupo das cetonas.

Confira:

H H O H H
I I II I I
H–C–C—C H– C — C — C — H
I I I I II I
H H H H O H
Propanal Propanona

No exemplo da isomeria Ácido Carboxílico – Éster, ambos com fórmula molecular (C4H8O2), por sua vez, podemos observar que um isômero se refere ao etanoato de etila, ou acetato de etila, do grupo dos ácidos carboxílicos, enquanto o outro se refere ao ácido butanoico, ou ácido butírico, que pertence ao grupo dos ésteres.

Confira:

O O
ll ll
H3C — C — C — C CH3 — C
H2 H2 l l
OH O — CH2 — CH3

Ácido butanoico Etanoato de etila
ou ou
Ácido butirico Acetato de etila

• Classificações e tipos de isomeria

Como dito anteriormente neste artigo, a isomeria é o fenômeno no qual os compostos orgânicos com funções diferentes apresentam a mesma fórmula de moléculas, mas não têm a mesma função química devido a aspectos em sua fórmula estrutural. Nesse sentido, vale ressaltar que existem dois tipos de isomeria: a Isomeria Plana, ou “constitucional”, e a Isomeria Espacial, ou “estereoisomeria”, que são divididas, ainda, em outras ramificações.

A Isomeria Plana é o fenômeno no qual a diferença está na estrutura plana dos compostos químicos. No entanto, além da Isomeria Plana – Função, que estudamos nesse artigo e que agora você já sabe os isômeros pertencem a funções diferentes, também há Isomeria Plana classificadas em: Isomeria Plana – Posição, Isomeria Plana – Cadeia, Isomeria Plana – Compensação (ou metameria) e Isomeria Plana – Dinâmica (ou tautomeria).

Ainda em relação à Isomeria Plana: a Isomeria Plana – Posição ocorre quando os isômeros pertencem à mesma função, porém o grupo funcional localiza-se em posições diferentes na cadeia; a Isomeria Plana – Cadeia ocorre quando os isômeros pertencem à mesma função, porém dispõem de cadeias diferentes; a Isomeria Plana – Compensação (ou metameria) ocorre quando os heteroátomos estão em posições diferentes; e, por fim, a Isomeria Plana – Dinâmica (ou tautomeria), ocorre quando os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico e, também, possuem funções diferentes.

A Isomeria Espacial, ou Estereoisomeria, por sua vez, é o fenômeno no qual a diferença está nas ligações entre os átomos, que estão organizados de forma diferente no espaço. Entre os tipos de Isomeria Espacial, estão: a Isomeria Espacial – Geométrica (ou cis – trans) e a Isomeria Espacial – Óptica. A primeira acontece em compostos de cadeia aberta com, pelo menos, uma dupla ligação entre carbonos, que dispõem de ligações diferentes, e a segunda ocorre quando isômeros ópticos se diferenciam pela forma como se comportam quando estão submetidos a um feixe de luz polarizada.

Esse artigo sobre Isomeria Plana de Função (Isomeria Funcional) foi útil para você em seus estudos? Então, deixe um comentário com a sua opinião, sugestão ou crítica!