As origens do Art Nouveau


Apesar do nome francês, Art Noveau, que em tradução livre significa “arte nova”, o estilo, que está presente desde a arquitetura até os mais diversos tipos de arte, está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

Segundo especialistas, estima-se, que em seu início, as artes no estilo Art Noveau tinham uma relação direta com a indústria, isso entre os anos de 1890 até 1910. Em uma época anterior à Primeira Guerra Mundial, a Art Noveau teve sua primeira mudança em suas características, assumindo traços considerados mais geométricos. Características que os especialistas acreditam serem as percursoras de um próximo movimento artístico, o chamado Art Déco, que data dos anos de 1910 a 1939.

Além do nome mais conhecido e clássico de Art Noveau, o estilo também é conhecido pelo mundo pelo nome de Jugendstil, que foi atribuído em uma relação livre com uma revista de nome Jugend.

Art Nouveau

Acredita-se que a Art Noveau surgiu no século XIX como um contraponto ao que se chamava de arte acadêmica naquela época. Entre as características principais do movimento artístico estão a inspiração em linhas naturalistas como flores, plantas, mas também traços curvados e com a sensação de movimento.

Muito popular no continente europeu, a Art Noveau também influenciou a cana artística de uma maneira global, prova disso é a chamada Belle Époque, quando os artistas do estilo começaram a assumir obras importantes como a obra de Hector Guimard, presente nas entradas do Metropolitano de Paris, assim como a grande influência de Victor Horta na arquitetura belga.

Na Alemanha, o reconhecimento veio com a ajuda da revista, Jugend, que, como citamos anteriormente, teve influência até para um segundo termo para definir a Art Noveau. Naquele país, o estilo foi extremamente divulgado e festejado como uma arte gráfica realmente importante. Enquanto isso, iniciavam-se as influências do estilo em países como a Áustria, por exemplo.

O conceito e início da Art Noveau

*Início relacionando arte com a indústria
*Antes da Primeira Guerra Mundial assumiu traços mais geométricos
*A mudança é considerada influência sob o movimento Art Déco
*Art Noveau também é conhecida como Jugendstil
*Esse nome foi dado ao relacionar-se o estilo à revista alemã Jugend
*Surgiu como um contraponto a chamada arte acadêmica do século XIX
*Inspiração em linhas naturais como flores, plantas e linhas curvadas
*O reconhecimento da Art Noveau fez surgir a chamada Belle Époque
*Nesta época, artistas do estilo começaram a assumir obras importantes
*O estilo começou a ser disseminado globalmente
*Bélgica, Alemanha e Áustria foram alguns dos países agraciados com a ascensão do estilo

Outros artistas e origens

Conforme houve essa globalização e reconhecimento da Art Noveau, é preciso reconhecer também as outras origens e outros artistas que enriqueceram o movimento ao redor do mundo.

Na Inglaterra, podemos destacar a chamada Grande Exposição Universal, realizadas no Crystal Palace, onde, na época, foram expostas obras de todas as partes do mundo, porém, com um natural predomínio do Reino Unido.

Os especialistas também afirmam que esse evento em especial teve um cunho político muito presente, uma vez que, entre diversos outros objetivos, também pretendia demonstrar o poder industrial e econômico britânico.

Outro importante movimento dentro do estilo Art Noveau foi o chamado Japonismo, que, como o próprio nome pode sugerir, empregava tendências e cores japonesas a blocos de madeira. Essa segmentação fez muito sucesso na Europa durante os anos de 1880 e 1890, sendo adotados por grandes nomes da Art Noveau como Emile Gallé, por exemplo.

Ainda sobre origem e Art Noveau pelo mundo

*Grande Exposição Universal, realizada no Crystal Palace
*Evento expôs obras de artistas do mundo todo, com predomínio do Reino Unido
*Forte cunho político uma vez que o evento queria demonstrar o poder do império britânico
*Japonismo faz sucesso na Europa entre os anos de 1880 e 1890
*Estilo emprega tendências e cores japonesas em blocos de madeira
*Grandes nomes do estilo Art Noveau se rendem ao japonismo, um dos exemplos é Emile Gallé

Outros eventos internacionais em que a Art Noveau esteve presente

Além da Grande Exposição Universal, que foi um marco no reconhecimento do estilo Art Noveau, o movimento também começou a se fazer presente em outros importantes eventos internacionais.

Uma das mais lembradas e reconhecidas por sua importância artística foi a chamada Esposizione Internazionale d’Arte Decorativa Moderna, que aconteceu no ano de 1902, na cidade italiana de Turim. A exposição foi um importante meio para expandir ainda mais os conceitos e as obras do estilo.

Nesta oportunidade, reuniram-se artistas do mundo todo, com objetivo de apresentar ao mundo as suas obras em estilo Art Noveau.

Além da Grande Exposição Universal, a Art Noveau também esteve presente:

•Na Esposizione Internazionale d’Arte Decorativa Moderna
•O evento aconteceu na cidade italiana de Turim
•No ano de 1902
•Presença de artistas do mundo todo
•Obras no estilo Art Noveau apresentadas ao mundo todo