Categorias Biografias

Resumo Joseph M. Juran

A gestão de qualidade é um conceito inaugurado pelo romeno Joseph Moses Juran. Considerado um guru da área, a trajetória de Juran se deu nos Estados Unidos, para onde se mudou com a família com apenas oito anos de idade em 1912. Desde a infância, Joseph era reconhecido pela facilidade nas matérias de exatas na escola. Com apenas 16 anos, ele entra na Universidade do Minnesota onde se gradua engenheiro elétrico após 4 anos.

O trabalho de Joseph em gestão de qualidade começa em sua primeira experiência profissional, na Western Eletric Company. Em sua trajetória acadêmica, Juran realizou um doutorado em direito e deu aulas sobre gestão de qualidade. Na carreira profissional, além de engenheiro elétrico, Juran foi executivo de indústrias, administrador do governo americano e realizou consultorias.

O método de Joseph Juran é reconhecido pelas primeiras aplicações de sucesso no ramo de gestão de qualidade. Na Segunda Guerra Mundial, Juran e W. Deming desenvolveram novos sistemas que foram aderidos primeiramente por indústrias no Japão. Juran também deu aulas e palestras em universidades do país a respeito do seu método de gestão de qualidade. Em pouco tempo, o engenheiro passou a ser uma das pessoas mais procuradas para consultoria em empresas de reconhecimento mundial.

Durante sua trajetória como guru da gestão de qualidade, Joseph M. Juran também lançou obras a respeito da área. A principal delas é o “Quality Control Handbook”, livro que contém sua teoria sobre o assunto. Entre outras obras de Juran, estão “Quality Planning and Analysis”, “Juran on Planning for Quality” e “A history of Managing for Quality”. Apesar de seu reconhecimento ser mundial, no Japão suas obras tiveram destaque, o que levou Juran a receber honras oficiais no país.

Resumo: A teoria de qualidade de Joseph M. Juran

Joseph M. Juran é o responsável por desenvolver um método de gestão de qualidade utilizado até os dias de hoje. Sua teoria é norteada por três princípios, que são aplicados às diferentes fases da gestão. São eles: planejamento, controle e melhoria de qualidade. Sua conceituação de qualidade é baseada na satisfação do cliente, de modo que só apenas com esse retorno o produto terá alcançado o desempenho desejado. Assim, apesar de ser um profissional da área de exatas, Juran torna a qualidade um critério qualitativo, e não quantitativo como costumava ser medido antes de sua teoria.

Para exprimir as ideias de Juran de forma mais detalhada, vamos trabalhar os três princípios de sua teoria separadamente:

Planejamento

O primeiro passo para realizar o controle de qualidade na sua empresa é o planejamento. Neste critério, é necessário traçar os processos produtivos que levarão ao cumprimento da meta final. Para isso, é necessário conhecer melhor o público que a sua empresa está voltada, encontrando a necessidade dos clientes em potencial. Após traçar o público-alvo, a empresa tem condições de trabalhar em cima de um produto que se adeque ao desejo da clientela. O planejamento, portanto, se estende desde a pesquisa de mercado até os processos que levarão o produto a alcançar o patamar de satisfação desejado pela empresa. Por esse motivo, ter metas definidas sobre a recepção deste produto ou serviço é um passo que deve ser realizado no momento do planejamento e avaliado no final do processo.

Controle

O controle de qualidade é uma forma de manter os processos estabelecidos na etapa de planejamento em funcionamento. Portanto, durante esse momento, a empresa deve focar em uma avaliação interna, observando a recepção atual do público sobre os produtos no mercado. Após ter em mãos esse resultado, é hora de analisar comparativamente os resultados da atualidade com as metas que a empresa deseja alcançar. Caso existam diferenças entre esses dois parâmetros, é necessário estabelecer meios para modificar a atuação da empresa para alcançar as novas metas.

Melhoria

A etapa de controle serve para identificar as diferenças entre os resultados alcançados e os resultados almejados pela empresa. Se houver divergências entre estas duas perspectivas, a empresa passa para a etapa de melhoria, onde são desenvolvidas formas para tornar os resultados atuais em resultados de melhor desempenho. Para por em prática a melhoria da qualidade, a empresa deverá identificar as necessidades estruturais, processuais e de recursos para alcançar as novas metas. Para definir os novos meios, é preciso entender o que se passa na empresa, constatando causas e soluções para os problemas enfrentados.

Para alcançar a melhoria da qualidade, Juran trabalha com alguns fatores que podem auxiliar nesse encontro. Entre elas está o estabelecimento de metas, o planejamento, o relato de todo o processo de mudança, a motivação da equipe e o arquivo de dados e resultados para futuras consultas por dirigentes da empresa.

Após alcançar as melhorias, Juran fala que os novos padrões da empresa devem se adaptar a elas, de modo a não regredir no resultado alcançado. Este conceito é chamado por Juran de Breakthrough.

This post was last modified on 19 de dezembro de 2016 13:18

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024