Categorias Biografias

Resumo sobre Albert Einstein

O físico alemão Albert Einstein foi um dos maiores cientistas da história da humanidade. Autor da Teoria da Relatividade, Einstein ganhou, em 1921, o Prêmio Nobel de Física pelo estudo que fundamentou a teoria quântica. Einstein revolucionou o mundo científico com a Teoria da Relatividade, cujos estudos iniciais foram apresentados, em 1905, aos 26 anos de idade.

Einstein, em seus estudos, concluiu que não havia distinção entre matéria e energia, as quais possuíam massas equivalentes. A equação E= mc² é considerada como o marco da evolução da energia atômica.

Filho dos judeus Hermann Einstein e Pauline Koch, Albert Einstein nasceu, no dia 14 de março de 1879, em Ulm, cidade alemã onde os pais fixaram residência após o casamento, em 1876. Naquela época, o pai do futuro cientista trabalhava com o comércio de penas para a fabricação de colchões.

A família mudou-se para Munique, em 1880, quando Einstein completou um ano de idade. Aprendeu a tocar violino quando tinha apenas seis anos de idade. Até o fim da vida, o violino foi seu hobby. O pai e o tio de Einstein, Jacob, fundaram, em 1885, um novo negócio. Passaram a trabalhar com a venda de material elétrico.

Formação acadêmica de Einstein

Naquele ano, Einstein iniciou os estudos em Munique, em uma escola católica. Posteriormente, foi para o Luitpold Gymnasiumon, onde estudou por 15 anos. No início da adolescência, Einstein já demonstrava a sua genialidade nos estudos de matemática e física. Além dos números, também se interessava muito por literatura e filosofia, com destaque para os filósofos Kant, Leibniz e Hume.

Dez anos mais tarde, devido a dificuldades no comércio, a família foi obrigada a partir para a Itália. Einstein ficou em Munique até o fim do ano escolar. Ele tentou uma vaga na escola Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), em Zurique (Suíça), mas não obteve êxito nos exames de ciências humanas.

Decidiu, então, concluir o ensino secundário em outra escola suíça. Formou-se, em 1896. Após renunciar à cidadania alemã, aos 17 anos de idade, Einstein, ficou um período sem nacionalidade oficial. Somente, em 1901, tornou-se cidadão suíço. Na Suíça, ele conclui o ensino superior no Instituto Politécnico, tornando-se professor, alguns anos mais tarde.

Einstein casou-se, em 1903, com Mileva Maric, com quem teve três filhos. A primogênita, Lieserl, nasceu antes do casamento, mas morreu ainda bebê. O filho Eduard, formado em literatura e música, sofria de esquizofrenia e acabou internado em um hospital psiquiátrico suíço, local onde faleceu. Hans Albert formou-se professor de hidráulica, sendo contratado pela Universidade da Califórnia.

Trajetória científica de Einstein

Com a publicação da obra “Annalen der Physik” (Anais da Física), em 1905, Einstein expôs seus estudos sobre eletrodinâmica, fenômeno fotoelétrico, equivalência entre massa inerte e energia, dimensões moleculares. Estes trabalhos fundamentaram a teoria quântica, a teoria da relatividade restrita e a teoria atômica da matéria.

Einstein deu aulas nas cidades de Zurique, Praga e Berna, no período de 1909 a 1913. Só retornou à Alemanha em 1914, antes que a Primeira Guerra Mundial fosse deflagrada. Foi pesquisador na Academia Prussiana de Ciências. Ao mesmo tempo, lecionou na Universidade de Berlim e dirigiu o Instituto Wilhelm de Física.

Teoria da Relatividade

O cientista apresentou a Teoria da Relatividade, em 1915. O “Fundamento Geral da Teoria da Relatividade” foi publicado em 1916. Três anos depois, já separado de Mileva, casou-se com Elsa, sua prima. Neste ano, com a comprovação da teoria da relatividade, através de experimentos feitos, durante o eclipse solar, Einstein ganhou destaque no mundo todo.

O Prêmio Nobel de Física veio em 1921 por seus trabalhos sobre física quântica. Naquele ano, o cientista foi integrado aos quadros da Organização de Cooperação Intelectual da Liga das Nações. O estudo intitulado “Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral” foi publicado no mesmo ano em que ganhou o Nobel de Física.

Presidiu a Universidade Hebraica de Jerusalém, no período de 1925 a 1928. Com a ascensão de Adolf Hitler, Einstein novamente renunciou a cidadania alemã, e deixou o país, em 1933. Mudou-se para os Estados Unidos, onde fez parte do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton. Tornou-se cidadão americano, em 1940, mas não abriu mão da cidadania suíça.

Einstein renunciou ao cargo de diretor, em 1945, sem deixar o trabalho na Universidade de Princeton. Aquela instituição iniciou, em 1941, o Projeto Manhattan, com o objetivo de criar a bomba atômica, mas Einstein não participou desse projeto.

Passou 25 anos da vida tentando concluir a Teoria Unitária do Campo, na qual pretendia abranger os fenômenos gravitacionais e magnéticos. Não conseguiu desenvolver tal teoria, nem provar sua inexistência.

Albert Einstein teve uma vida intelectual bastante produtiva. Em conjunto com Sigmund Freud, ele escreveu, em 1933, a obra “Por que a Guerra?”. Alguns anos mais tarde, foram publicadas outras duas obras: “O Mundo como Eu o Vejo” e “Meus Últimos Anos”, nas quais apresenta seus conhecimentos sobre o universo.

Einstein chegou a ser convidado para assumir a presidência do Estado de Israel, em 1952, pelo, então, primeiro-ministro Ben-Gurion. O cientista declinou do convite devido a problemas de saúde.

Antes de morrer, Einstein escreveu uma carta a Bertrand Russell, um dos maiores matemáticos do mundo, confirmando a decisão de incluir seu nome em todos os manifestos contra as armas nucleares. Aos 76 anos, Einstein faleceu, em Nova Jersey, no dia 18 de abril de 1955. O corpo foi cremado e seu legado eternizado como um dos maiores físicos do mundo.

Gostou desse resumo? Leia outros textos em nosso site! Bons estudos!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024