Alimentos Funcionais


Não é de hoje que os alimentos funcionais são conhecidos. Além de extremamente saborosos, com poucas calorias e possibilidade de facilitar a perda de peso, os alimentos funcionais são aqueles que protegem você contra uma grande variedade de doenças.

Os peixes, o azeite de oliva, a soja e até mesmo os iogurtes estão em uma lista composta por alimentos poderosos. Os estudos voltados para eles não são limitados e cada vez mais são associados com a prevenção de doenças cardíacas, problemas de digestão, envelhecimento, câncer, doenças psicológicas, sintomas da menopausa e muito mais.

Foi quando as pesquisas no âmbito se tornaram mais intensas que tais alimentos ganharam ainda uma classificação própria: funcionais.

Funcionais

Esses ingredientes, além de oferecerem uma função nutricional básica para a saúde diária, ainda podem alterar o metabolismo e provocar efeitos bem positivos para a sua vida. Ah, e lembre-se: eles devem ser consumidos unicamente como alimentos, não devem ser comercializados como tabletes ou cápsulas, por exemplo.

É claro que não estamos dizendo que a partir de agora você deve consumir só esse tipo de alimento. Mas é óbvio que, conciliá-los com a sua rotina alimentar pode fazer a diferença na sua saúde daqui para frente!

Vamos conhecer quem são eles?

Os alimentos funcionais – quais são?

• Peixes do mar

Os peixes são alimentos extremamente ricos em ômega 3, que reduz o nível de gordura nas artérias, fortalece o sistema imunológico e ainda trabalha com ação antioxidante no organismo.

Mas o maior benefício mesmo é em relação à saúde cardiovascular, uma vez que reduzem as placas de gorduras em artérias e veias e ainda diminuem as triglicérides no organismo.

Recomenda-se o consumo de cerca de 180g de peixes por dia, ou seja, algo como dois pequenos filés. Preferencialmente, inclua-os na dieta cozidos ou assados.

• Soja

A soja, além de rica em proteínas, também é uma aliada para o bem-estar da mulher. Isso porque a liberação de fitoestrógeno, ocasionada pelo consumo de soja, melhora os sintomas da menopausa, depressão, insônia, irritabilidade e outros.
Além disso, a soja também é adequada para evitar câncer de útero, mama e ovário. Recomenda-se o consumo de 150g grãos de soja diários.

• As frutas vermelhas

Elas já são deliciosas e agora fazem parte da lista dos alimentos funcionais. Isso certamente faz delas alimentos ainda mais interessantes, não é mesmo?

Pois é: na lista estão o mirtilo, morango, amora e framboesa. Todas essas frutinhas contam com propriedades incríveis: são riquíssimas em vitamina C, contém em sua essência o ácido elágico, de extrema importância para o sistema imunológico e assim são extremamente potentes para manter a sua pele sempre linda e saudável.

Recomenda-se, por dia, 300 ml de suco das frutas ou entre uma e duas xícaras de uma salada com todas elas!

• Aveia

A aveia também não poderia faltar. Cerca de 40 g desse ‘farelo’, todos os dias, pode já ser o suficiente para cuidar do coração, turbinar o corpo com grandes quantias de vitaminas e minerais e ainda evitar o envelhecimento precoce.

A fibra é do tipo solúvel, ou seja, tem a capacidade de reduzir ao máximo a absorção de açúcar em nosso corpo. Dessa forma, também diminui bastante os níveis de colesterol no sangue.

• Linhaça

A linhaça também é rica em minerais, vitaminas e substâncias. Um de seus grandes atributos é a vitamina E, encontrada com dificuldade em alimentos comuns – ela é capaz de evitar doenças degenerativas e o envelhecimento precoce.

Além disso, também é extremamente rica em ômega 3 e promete tornar a saúde do seu coração muito melhor.

E as bebidas, estão de fora?

Nem pensar! Existe também uma grande variedade de bebidas que, quando consumidas diariamente, também darão um up para a sua rotina.

As mais conhecidas entre elas são:

• O chá verde

É claro que o queridinho não poderia faltar, não é mesmo? O chá verde tem em sua composição uma série de antioxidantes capazes de combater os radicais livres de nosso corpo. Sendo assim, ele age contra a demência, Alzheimer e ainda leva o nosso metabolismo às alturas, essencial para a perda de peso.

O chá verde também melhora o nosso sistema respiratório e novas pesquisas afirmam que ele protege contra várias doenças nos olhos. Você pode bebê-lo tanto quente quanto frio, principalmente depois das refeições.

• Suco de uva integral

A uva, bem escura, é aquela que conta com substâncias antioxidantes – especialmente nas sementes e cascas. Dessa forma, elas ajudam na saúde do coração, diminuem o risco de inflamações e no surgimento do câncer.

Fonte de vitamina C, o suco de uva acaba com o envelhecimento precoce e sua grande concentração de fibras ainda contribui para que o seu intestino fique muito mais saudável e em ótimo funcionamento.

Recomenda-se o consumo mínimo de 300 ml do suco por dia, principalmente entre os lanches da manhã ou da tarde.