Atuação da fisioterapia na osteoporose, sarcopenia e osteoartose


A Fisioterapia é uma especialidade que atende pacientes com diversos tipos de doenças, lesões e traumas e que necessitam de um programa de terapia para que voltem a ter uma vida normal, ou o mais próximo de como era antes da doença ou, por exemplo, de um acidente. Esse ramo da saúde consiste na utilização de massagens, exercícios e diversas práticas para que os pacientes recuperem os seus movimentos de volta ou para que sintam menos dor durante um tratamento específico.atuacao-da-fisioterapia-na-osteoporose-sarcopenia-eosteoartose

Com a Fisioterapia são tratados os distúrbios provocados por alterações genéticas, doenças ou traumas. De forma geral, as atividades de Fisioterapia são inspiradas em tratamentos terapêuticos, sejam eles para bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Assim sendo, o programa fisioterapêutico é desenvolvido pelo profissional Fisioterapeuta de acordo com as características apresentadas pelo paciente, o que faz, portanto, que cada pessoa receba um tipo de tratamento.

Nesse sentido, vale ressaltar que as atividades de Fisioterapia são muito importantes para o tratamento de doenças sérias, como a osteoporose (doença óssea sistêmica), a sarcopenia (perda de massa e força na musculatura) e a osteoartrose (doença degenerativa e progressiva das articulações). Isso porque é através dos programas de Fisioterapia que os pacientes conseguem ter uma melhor qualidade de vida, bem como realizar exercícios que ajudam a reverter o quadro dessas doenças.

Você quer saber mais sobre a atuação da Fisioterapia na osteoporose, sarcopenia e osteoartrose? Então, confira nesse artigo todas as informações que temos para você!

Veja abaixo:

• Quais os benefícios da Fisioterapia em pacientes com osteoporose ou osteoartrose?

A osteoporose é uma doença óssea caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos devido à falta de nutrição por cálcio, que é o mineral responsável pela alimentação óssea. Dessa forma, trata-se de um problema de saúde que faz com que os afetados sintam muitas dores nos ossos, bem como faz com que eles sejam mais vulneráveis às fraturas e lesões, haja vista que seus ossos se tornam mais frágeis. Na maioria dos casos, a osteoporose ocorre em idosos, devido ao desequilíbrio entre a atividade dos osteoblastos e a dos osteoclastos.

Já a osteoartrose, ou simplesmente artrose, que é o nome mais popular para a doença, trata-se de um problema de saúde que faz com que as articulações fiquem fracas e frágeis. Além disso, essa doença é degenerativa e progressiva, o que significa que o paciente que apresenta esse problema de saúde terá, cada vez mais, regressões nas articulações. De modo geral, a osteoartrose é a mais comum das doenças reumatológicas, tratando-se de um problema que também atinge em sua maioria os idosos.

Assim sendo, já que a osteoporose enfraquece a massa óssea e a artrose as articulações, a Fisioterapia é de fundamental importância para os portadores dessas doenças, haja vista que, com os exercícios fisioterapêuticos, é possível obter diversos benefícios, como o fortalecimento da musculatura e, ao mesmo tempo, praticar atividades que ajudam a reforçar a estrutura dos ossos e evitar fraturas e lesões. Entre as técnicas de Fisioterapia estão exercícios físicos, atividades para ganho de massa muscular e massagens, entre outras.

• Como funciona a Fisioterapia para pessoas com sarcopenia?

A sarcopenia, assim como a osteoporose e a osteoartrose, também é uma doença que acomete mais os idosos do que as pessoas de outras faixas etárias. Isso porque se trata de um problema de saúde caracterizado pela perda de massa e força na musculatura esquelética, em regiões como bíceps, tríceps e quadríceps, a partir do envelhecimento. Ou seja, é comum que, conforme a pessoa vá envelhecendo, ela perca a sua força devido às mais diversas causas, como falta de nutrição adequada para os músculos.

Assim sendo, a Fisioterapia desempenha um papel extremamente importante para os pacientes que apresentam sarcopenia, haja vista que as atividades são elaboradas para que o indivíduo volte a ter força muscular e consiga ter maior liberdade de movimento. Vale ressaltar que, entre as consequências desse problema de saúde, estão pessoas que, por exemplo, já não conseguem exercer atividades simples para muitas pessoas, como se levantar de uma cadeira ou do sofá sem o apoio das mãos.

Com o tempo, caso a sarcopenia não seja tratada de forma adequada com um acompanhamento profissional de um Fisioterapeuta, também é comum que os pacientes afetados pela doença não consigam andar sem o apoio de outra pessoa ou de muletas. Portanto, é essencial que, ao sentir os sintomas do problema de saúde, o paciente busque por atividades de Fisioterapia, que ajudam a ganhar força muscular e evitar quedas, lesões e acidentes provocados pela falta de força que é a principal característica da doença.

Os fisioterapeutas podem atuar em hospitais, clínicas ou consultórios e podem ser especializados em diversas áreas, tais como fisioterapias traumo-ortopédicas e osteopatia, entre diversas outras.

Esse artigo sobre a atuação da Fisioterapia na osteoporose, sarcopenia e osteoartrose foi útil para você? Deixe um comentário!